Experiência centenária do PC da China e liderança de Xi Jinping fortalecem o país

Resoluções da sessão plenária do Comitê Central do Partido Comunista da China constituem um guia seguro para tornar vitoriosos os esforços do povo chinês, escreve o jornalista José Reinaldo Carvalho, editor internacional do Brasil 247

www.brasil247.com - Evento de 100 anos de fundação do Partido Comunista da China reúne milhares de participantes em Pequim
Evento de 100 anos de fundação do Partido Comunista da China reúne milhares de participantes em Pequim (Foto: mídia chinesa)


Realizou-se entre os dias 8 e 11 de novembro em Pequim um acontecimento político magno na República Popular da China no ano do centenário do Partido Comunista da China (PCCh): a 6º sessão plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh). 

Esta sessão plenária da direção do PCCh encerra com chave de ouro o ano de 2021, que foi um período marcante e virtuoso do desenvolvimento político e ideológico da sociedade chinesa, na perspectiva da consolidação e aprofundamento do socialismo com peculiaridades chinesas da nova era. Foi o ano em que se celebrou, no dia 1º de julho, o centenário da fundação do Partido Comunista da China, vanguarda inconteste da Revolução Popular da Nova Democracia e da construção do socialismo chinês. 

Com justa razão, o Comitê Central do PCCh procedeu nessa reunião a um balanço das realizações do Partido e gerou um documento que será uma fonte de informações e conhecimentos sobre o desenvolvimento histórico do povo chinês, que está intimamente ligado aos esforços e à liderança do PCCh. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O balanço das realizações do PCCh ao longo de sua existência centenária mostra quanto foi importante persistir no caminho socalista nos marcos da realidade chinesa, desenvolver o marxismo e adaptar na prática os princípios da teoria do socialismo nas circunstâncias peculiares daquela sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua trajetória dos últimos 100 anos, o PCCh alcançou incomparáveis êxitos e liderou o povo chinês no empenho para realizar seu sonho de revitalização nacional e construção de uma sociedade socialista próspera, democrática, civilizada, moderna, com elevados índices de desenvolvimento humano. Ficou plenamente comprovada a verdade contida na afirmação do presidente Xi em seu discurso comemorativo dos 100 anos da fundação do Partido. Disse ele: “Sem o PCCh, não existiria a nova China, também não haveria a revitalização da nação chinesa.” 

A China vive um extraordinário desenvolvimento em todos os níveis e se transformou em uma das principais economias do mundo, consolidando sua força nacional, fortalecendo sua independência e inserindo-se cada vez mais em um mundo em constante evolução, enfrentando perigos e contornando obstáculos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo deste período centenário, o povo chinês se ergueu e venceu batalha após batalha sob a direção do PCCh, deixando definitivamente para trás a humilhação e subjugação infligidas pelas antigas potências coloniais. 

O presidente Xi destacou esse êxito no seu pronunciamento durante as comemorações do 100° aniversário do PCCh: "A China tornou-se uma sociedade moderadamente próspera em todos os níveis", proclamou o líder naquela ocasião, mostrando que isto significava a solução de um problema histórico, um avanço decisivo em direção ao objetivo do centenário do triunfo da Revolução da Nova Democracia: "fazer da China um grande país socialista e moderno em todos os níveis". 

Ao longo de um século, o Partido Comunista da China acumulou uma rica experiência. Fazem parte do seu patrimônio de conquistas a revolução da nova democracia, a construção das bases do socialismo, a reforma e abertura e a construção do socialismo com características chinesa na nova era, sendo esta última levada a efeito sob a direção do secretário geral Xi Jinping, que enriquece o marxismo com seu pensamento sobre o socialismo com características chinesas na nova era.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É notável o desenvolvimento do socialismo chinês desde o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012, quando o Comitê Central do PCCh, tendo Xi Jinping como no núcleo, liderou os novos passos do povo chinês na obtenção de novas conquistas, designadamente o reforço da unidade nacional, a construção de fortes instituições nacionais, o impetuoso desenvolvimento econômico, e a elevação do status internacional da China, que se apresenta ao mundo com sua justa e progressista política de paz e cooperação para o desenvolvimento compartilhado por toda a humanidade. 

A China continua alcançando elevados índices de crescimento econômico, em um momento difícil para o mundo, marcado por crescimento baixo. O crescimento médio anual do PIB chinês entre 2013 e 2020 foi de 6,4%, constituindo uma base sólida para continuar a promover o progresso social e defender a população em plena pandemia e promover o desenvolvimento harmônico do país. Sob a liderança do presidente Xi, pôs em marcha nos últimos 7 anos 2.485 planos de reforma (1). 

A China conseguiu controlar bem a doença provocada pelo novo coronavírus e é um dos países mais avançados do mundo na imunização da população, tendo já aplicado mais de 2 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19. (2)

Os êxitos da China são motivo de satisfação para os povos em luta no mundo pela paz e o desenvolvimento, tendo ficado comprovado que o desenvolvimento da China é benéfico para seu povo como para toda a humanidade. 

Tornou-se visível para todo o mundo que sob a liderança do PCCh, a China está percorrendo jornada após jornada uma caminhada incontível e irreversível rumo à revitalização nacional e à modernização da edificação socialista. 

Os povos do mundo recebem com plena satisfação as notícias sobre a força renovada com que o PCCh e o povo chinês percorrerão o novo período porque os sonhos do povo chinês e da humanidade são convergentes. O desenvolvimento do poderio nacional da China e a elevação do bem-estar do povo chinês contribuem para a paz no mundo e a prosperidade de todos os povos. 

Uma demonstração cabal disto é a contribuição que a China dá ao crescimento da economia mundial. Cerca de 30% desse crescimento advém do incremento da economia chinesa. A contribuição chinesa à redução da pobreza no mundo também é notável, assim como a cooperação que brinda aos países e povos mais carentes: 70% da redução da pobreza mundial nos últimos 40 anos ocorreu na China, o que significa que a meta de redução da pobreza da agenda das Nações Unidas para 2030 para o desenvolvimento sustentável foi atingida pela China 10 anos antes do previsto. (3) 

A contribuição da China para compartilhar o desenvolvimento com outras nações e povos se expressa também no fato de que 172 países e organizações internacionais assinaram mais de 200 acordos de cooperação com a China no quadro da iniciativa Novo Cinturão, Nova Rota da Seda. (4) Esses acordos resultaram em uma ajuda significativa aos países pobres, retirando milhões de pessoas da pobreza. 

A contribuição da China em defesa da humanidade se expressa com a oferta de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos países em desenvolvimento através do sistema Covax das Nações Unidas. 

Na busca da cooperação internacional e do compartilhamento dos frutos do progresso com toda a humanidade, o presidente Xi tem se tornado um líder de grande projeção mundial , um estadista para quem se voltam a simpatia e a admiração de outros líderes e povos. À frente do Estado chinês, ele se empenhou pessoalmente pela interação com outras nações, realizando antes da pandemia visitou 69 países em 41 viagens. (5)  

A dimensão dos resultados da 6ª sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh se fará sentir a partir de agora e por muito tempo. Decerto, as decisões ali tomadas responderão eficazmente aos desafios que a China e seu povo enfrentam, sob a direção do PCCh e do presidente Xi, para continuar a construir com êxito uma nova sociedade. 

As resoluções desta 6ª sessão plenária se constituirão em um guia seguro para tornar vitoriosos os esforços do povo chinês e do PCCh no futuro. Vêm aí novos planos de ação para realizar a segunda meta centenária sobre a construção de um grande país socialista moderno em todos os aspectos até 2049 e manter o PCCh com sua orientação lúcida e justa, consoante as necessidades do povo chinês. 

Este artigo foi publicado no site em Português da Rádio Internacional da China

Leia também, a Resolução da Reunião do Comitê Central do PCCh

(1) Global Times - https://www.globaltimes.cn/page/202111/1238370.shtml

(2) Idem

(3) Idem

(4) Idem

(5) Idem

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email