Flávio Dino: o Nordeste e a força da Política diferenciada e de vínculo à esquerda mudando rumo dos estados

O Maranhão é um desses exemplos de efeito extraordinário se comparado ao passado recente. São os indicadores atuais a prova de todo processo

Flávio Dino: o Nordeste e a força da Política diferenciada e de vínculo à esquerda mudando rumo dos estados
Flávio Dino: o Nordeste e a força da Política diferenciada e de vínculo à esquerda mudando rumo dos estados (Foto: Felipe Gonçalves)

O Nordeste brasileiro formado por 9 Estados do tamanho de um País insiste nos últimos tempos em apresentar diferenciais de gestão de resultados, mas com coerência e carimbo progressista, que ainda vai dar muito o que mostrar ao País com chances reais de ter candidatos a presidente da República pelo saldo de resultados muito além dos demais estados das diversas regiões.

O Maranhão é um desses exemplos de efeito extraordinário se comparado ao passado recente. São os indicadores atuais a prova de todo processo.

A safra de novas lideranças políticas no Nordeste distinguem com postura qualificada nomes como Ricardo Coutinho na Paraíba (deixou Governo com 86% de aprovação), Wellington Dias no Piauí, Rui Costa na Bahia, Camilo Santana no Ceará, Renan Filho em Alagoas e Flávio Dino – o foco da abordagem de agora.

A VISÃO DISTORCIDA ANTES DE TUDO

Antes de chegar à abordagem específica do Governo Flávio Dino, lembremos que há um raciocínio discricionário e preconceituoso no Sul e Sudeste do País tratando a opção política do Nordeste nas avaliações populares – as eleições -, pelo filtro da alienação.

Ao contrário, a recente eleição dos 9 governadores alinhados à esquerda é efeito de reconhecimento ao desempenho dos novos governadores quebrando tabus com gestão de qualidade pondo fim ao histórico do coronelismo.

FLÁVIO DINO EM SI

Este preâmbulo aparentemente prolongado cabe como uma luva na figura do governador reeleito Flávio Dino, do PC do B e do Maranhão – terra anteriormente carimbada como feudo dos Sarney – ultimamente convivendo com políticas de forte impacto e transformação social no Estado de forma surpreendente.

Ano passado, o governador foi reeleito no primeiro turno com larga margem sobre a ex-governadora Roseana Sarney por uma série de fatores, entre eles, a exaustão do predomínio de uma única família no Estado, o surgimento de uma nova liderança por um partido de esquerda (PC do B) com histórico de ex-juiz federal e a aplicação de uma nova cultura priorizando a redução das desigualdades e adoção de políticas consistentes ao incentivo de novos projetos estruturantes tendo a educação como elemento prioritário.

UM CASE LONGE DAS ARMAS

Quando assumiu o Governo em 2014, Flávio Dino se deparou com a capital São Luís apresentando um dos maiores índices de mortalidade, através de homicídios e latrocínios.

De imediato, adotou fortemente a Política de desarmamento premiando com dinheiro policiais e populares que efetivassem com êxito a entrega de armas da população.
Resultado: nos quatro primeiros anos, Flávio Dino e sua política reduziram a mortalidade em 66% – um recorde impressionante.

EDUCAÇÃO E NOVOS NEGÓCIOS

Longe das instruções marxistas que prenunciavam lá atrás a ditadura do proletariado, o governador comunista nem de longe tem perdido tempo com essa paranóia nutrida pela indústria bélica.

Ao contrário de teses de ultra direita, ele tem investido fortemente na educação de base reduzindo o analfabetismo, não para de levar dignidade a escolas e lugares antes palafitas e, com eficiência de gestão, vem atraindo novos negócios e apoiando o que há de forte no Estado, a exemplo dos minerais.

UM EX-JUIZ COMUNISTA DO BEM

Flávio Dino é certamente um governante com resultados relevantes em pouco tempo e que fez a escolha pelos que mais necessitam.

Como tal se apresenta ainda na Oposição aberta às políticas de desmonte do Governo Bolsonaro porque desqualifica muitas das medidas de oferta de armas, ameaças às políticas indígenas, de gênero, raças e a entrega do Brasil ao julgo dos EUA.

Diferentemente de seu ex-colega Sérgio Moro, Flávio Dino pontifica na Política com P maiúsculo pelo voto direto e popular dos cidadãos e cidadãs do Maranhão com Curriculum e atitudes transparentes e a favor dos setores populares, nunca das elites por onde gravita Moro.

A SOLUÇÃO ESTÁ NA POLÍTICA

Em síntese, o governador maranhense fala de cátedra por ser exemplo da prática correta da Política a serviço do interesse coletivo sem se submeter aos efeitos do Fakenews nem de golpes e retrocessos de forma nenhuma.

Aos poucos, quando São Paulo e Rio o descobrirem vão ver que ser progressista com ética e sabedoria é do que o Brasil mais precisa, sobretudo no resgate da soberania nacional.

Flávio Dino é, sem dúvidas, um dos melhores quadros políticos do País.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247