CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

Forçada pelo povo, queda de Parente abre brecha para mudança política

"Parente deixou a presidência da Petrobras porque sua posição se tornou insustentável diante da rejeição da população a política de preços, expresso no gigantesco apoio à greve dos caminhoneiros", escreve Paulo Moreira Leite, articulista do 247; "Sua queda abre a possibilidade de ocorrer alguma mudança na direção da empresa ainda que, em se tratando do governo Temer, é sempre mais do que prudente esperar pelo pior"

"Parente deixou a presidência da Petrobras porque sua posição se tornou insustentável diante da rejeição da população a política de preços, expresso no gigantesco apoio à greve dos caminhoneiros", escreve Paulo Moreira Leite, articulista do 247; "Sua queda abre a possibilidade de ocorrer alguma mudança na direção da empresa ainda que, em se tratando do governo Temer, é sempre mais do que prudente esperar pelo pior" (Foto: Paulo Moreira Leite)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A demissão de Pedro Parente é uma boa notícia em si. Representa a derrota de um executivo que havia se tornado um dos pilares da política econômica desastrosa instaurada no país após o golpe contra Dilma Rousseff.

Outro pilar, Henrique Meirelles, já caiu fora, com a desculpa de que pretende candidatar-se (sic) a presidente da Republica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Parente saiu para preservar uma carreira como executivo de confiança do mercado financeiro. Essa foi sua opção. 

Salvou o prestígio como executivo de um discurso só -- corajoso do ponto de vista de seus padrinhos,  ruinoso para a maioria população --  que nunca demonstrou receio de sacrificar o bem-estar de brasileiros e brasileiras para defender os interesses que representava.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi assim em todas as medidas que tomou a frente da Petrobras, desde os leilões a preço de banana do pre-sal ao esvaziamento de investimentos que colocariam a empresa como uma das grandes petroleiras do planeta, comprometida com o desenvolvimento do pais. Sua insistência na defesa da política de preços era parte do mesmo projeto. Foi interrompida por uma greve de caminhoneiros que, mesmo causando transtornos nas grandes cidades brasileiras, recebeu apoio de 87% da população -- o que dá uma ideia do mal-estar que produzia e do risco que representava para Temer. 

 A saída de Parente sinaliza que pode haver alguma mudança a caminho -- o que pode ser um bom sinal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Principal acionista da empresa, o governo tem força imensa nas decisões do Conselho da Petrobras, que ao menos estatutariamente, tem a palavra final sobre qualquer mudança de vulto na empresa. A questão é saber quem será seu substituto e quais mudanças podem ocorrer a partir daí. Também será preciso conhecer quais os planos do Planalto para enfrentar novas ondas de descontentamento -- ou possível calmaria -- nos meses que antecedem eleições para presidente, governador de Estado, senadores e deputados. 

Entre especialistas e executivos familiarizados com a empresa, entre eles críticos duros da gestão de Parente, a demissão do presidente da empresa fez nascer a possibilidade de alguma mudança para menos prejudicial para a população.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, em se tratando do governo Temer, é necessário aguardar. Nunca é demais apostar em novidades ainda piores -- como se viu na proposta de cortar recursos da saúde, da educação e de programas sociais para cumprir um modestíssimo acordo de controle do preço do diesel por um mês. 

Não custa lembrar que os patrões do atual governo passaram os dois últimos anos sob um regime de pão de ló. Em caso de mudança na política de preços, também serão chamados a abrir mão de uma parcela -- mesmo que minúscula -- de seus ganhos espetaculares. Estarão dispostos a abrir mão de ganhos imensos e garantidos?    

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro fator é o momento de alta do barril de petróleo, que pode chegar a 90 dólares no fim do ano, dificultando uma política de redução de preços numa empresa só tem olhos para os ganhos de mercado.     

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO