CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mauro Lopes avatar

Mauro Lopes

Mauro Lopes é jornalista, editor do Brasil 247 e apresentador do Giro das 11 na TV 247. Fundador do canal Paz e Bem, de espiritualidade aberta e plural.

152 artigos

blog

França melhor: um time que pode ser um símbolo contra o racismo e o ódio aos refugiados

"A seleção francesa jogou melhor que os belgas quase todo o jogo. Um timaço", escreve o jornalista Mauro Lopes, editor do 247, sobre o jogo desta terça-feira 10; ele observa que "há um poço de contradições na seleção e na relação deste time com segmentos amplíssimos no país que são abertamente racistas", ao mesmo tempo em que há nele uma "bonita afirmação de que acolher e celebrar a vida caleidoscópica é possível"

França melhor: um time que pode ser um símbolo contra o racismo e o ódio aos refugiados (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A seleção francesa jogou melhor que os belgas quase todo o jogo. Um timaço.

Vitória justa na primeira semifinal de uma seleção que é um bonito símbolo de um mundo multicultural, multipolar, multiétnico. O tima francês é uma verdadeira -e bela- colcha de retalhos:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dois jogadores são nascidos em outros países: Mandanda (RD Congo) e Umtiti (Camarões), este que fez hoje um belo gol de cabeça;

Dois são nascidos em territórios que pertencem à França, mas possuem seleções próprias: Varane (Martinica) e Lemar (Guadalupe);

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Onze têm pais nascidos em outros países e que migraram para a França: Areola (Filipinas), Rami (Marrocos), Kimpembé e Nzonzi (RD Congo), Sidibé, Dembelé e Kanté (Mali), Matuidi (Angola), Pogba (Guiné), Mbappé (Camarões e Argélia) e Fekir (Argélia);

Quatro têm avós e antepassados em outros países: Lucas Hernández (Espanha), Mendy (Senegal), Tolisso (Togo) e Griezmann (Portugal).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Portanto, dos 23 jogadores, apenas quatro são franceses de origem francesa, o que reforça ainda mais este sentido multi.

Sim, há um poço de contradições na seleção e na relação deste time com segmentos amplíssimos no país que são abertamente racistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, numa Europa e na porção do mundo que, sob o mando de Trump, hostiliza e agride os refugiados e chega a manter crianças enjauladas, o time francês é uma bonita afirmação de que acolher e celebrar a vida caleidoscópica é possível.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO