CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

87 artigos

blog

Gandra é inimigo número 1 dos trabalhadores

Colunista do 247 Luis Felipe Miguel lembra o perfil de Ives Gandra Filho, um dos cotados para substituir o ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal; "É declaradamente o inimigo nº 1 dos direitos dos trabalhadores. No Tribunal Superior do Trabalho, que hoje preside, deixou claro que é a favor da completa lei da selva nas relações trabalhistas", afirma; segundo Miguel, o que está em jogo muito mais do que o futuro da Lava Jato; "O Supremo que a nomeação de Gandra projeta, com um forte setor de direitistas ideológicos com mentalidade medieval, é uma porta aberta para as trevas"

Colunista do 247 Luis Felipe Miguel lembra o perfil de Ives Gandra Filho, um dos cotados para substituir o ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal; "É declaradamente o inimigo nº 1 dos direitos dos trabalhadores. No Tribunal Superior do Trabalho, que hoje preside, deixou claro que é a favor da completa lei da selva nas relações trabalhistas", afirma; segundo Miguel, o que está em jogo muito mais do que o futuro da Lava Jato; "O Supremo que a nomeação de Gandra projeta, com um forte setor de direitistas ideológicos com mentalidade medieval, é uma porta aberta para as trevas" (Foto: Luis Felipe Miguel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Heleno Torres foi um dos muitos juristas de renome que se colocaram contra o impeachment ilegal da presidente Dilma Rousseff.

Agora, com seu nome aparecendo nas bolsas de apostas para o STF, dedica-se a puxar o saco do usurpador. Sobre Temer disse que é o "melhor presidente" que o Brasil poderia ter e arrematou: "Não conheço pessoa mais elegante e equilibrada". (Se isso fosse verdade, deveríamos concluir que ele conhece pouquíssimas pessoas.)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse é um dos aspectos mais constrangedores do processo de nomeação de ministros do Supremo: o concurso de adulação em público que os "candidatos" à vaga fazem para mostrar ao ocupante da presidência que estão de seu lado. Num país sério, essa falta de compostura bastaria para demonstrar que não são adequados para o cargo.

As especulações que leio nos jornais dizem que as chances de Heleno são minguantes. Não porque alguém se incomodou com a bajulação, mas porque não perdoam sua posição anterior contrária ao golpe. O favorito seria Ives Gandra, que não precisa se expor em público porque suas ações falam por si (e o pai, o decano do direito de direita no Brasil, tem acesso pessoal direto a Temer).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Gandra é vinculado aos setores mais reacionários da Igreja Católica - podemos esperar, portanto, uma oposição feroz aos direitos das mulheres, de gays, lésbicas e travestis, da população negra. E é declaradamente o inimigo nº 1 dos direitos dos trabalhadores. No Tribunal Superior do Trabalho, que hoje preside, deixou claro que é a favor da completa lei da selva nas relações trabalhistas.

Está em jogo muito mais do que o futuro da Lava Jato. O Supremo que temos hoje, um Supremo de covardes e acanalhados, não é capaz de defender a democracia ou a Constituição, mas pode garantir vitórias aqui e ali, como ocorreu com as cotas raciais no ensino superior, com a ampliação dos permissivos para o aborto legal ou com o casamento igualitário. O Supremo que a nomeação de Gandra projeta, com um forte setor de direitistas ideológicos com mentalidade medieval, é uma porta aberta para as trevas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

* Artigo publicado originalmente no Facebook do colunista. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO