CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

387 artigos

blog

Gentry à brasileira no palco do bolsonarismo

Comprar um lugar ao sol em qualquer clã para alimentar o ego e conquistar uma “fama” inusitada: Já faz parte desta nova sociedade do espetáculo que inclusive transforma membros do poder judiciário em estrelas de um show business que prende e arrebenta homens e mulheres de bem

(Foto: ADRIANO MACHADO - REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há realmente uma camada da população nacional que é burguesa – uma camada que se adequa a um universo neoliberal que garante aos predestinados uma vida abençoada pela meritocracia, e que coloca em suas mãos as luvas de uma religiosidade usurária que nasceu com João Calvino. 

A partir dos enclosures, cercamento dos campos feudais ingleses no século XVll que objetivavam a criação de ovelhas, e não mais o plantio – os servos foram forçados a ocuparem os burgos, e se tornarem atores urbanos necessários de um ciclo pré-industrial que nascia...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos muito a falar; temos muito a bradar, sempre houve uma guerra por domínio entre povos, entre líderes, e uma parcela invisível só reza e trabalha: debaixo das pontas de um tripalium obsceno.

Os dados da presença de esta camada burguesa são alarmantes: no topo da pirâmide social (somente 1 %) detém exorbitantes 28 % da renda nacional, estimativa acima da média mundial que é de 22 %.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que triste saber disto não é? De servos analfabetos a escravos neocoloniais a maioria da população do planeta (que gira) vem degustando uma vida amarga e sofrível, que no Brasil foi forjada por uma Gentry tupiniquim. Querer ser da elite, querer ser da burguesia, ou mesmo ser um novo rico; são objetivos classistas que rompem com a dignidade do ser humano que faz da mobilidade social apenas um mero alpinismo.

Gentry é a denominação dada aos grandes proprietários de terra ingleses, que possuíam uma mentalidade burguesa quando o liberalismo estava sendo implantado no século XVII; no país que gestou a grande Revolução (burguesa) Industrial, que avança em seu quarto estágio pelo mundo. Esta classe nada mais era que uma camada burguesa desejosa de deter uma hegemonia benemérita com altos lucros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A simonia agora não é um privilégio do mundo católico, ela também se dá em outros segmentos sejam religiosos ou não. Comprar um lugar ao sol em qualquer clã para alimentar o ego e conquistar uma “fama” inusitada: Já faz parte desta nova SOCIEDADE DO ESPETÁCULO que inclusive transforma membros do poder judiciário em estrelas de um show business que prende e arrebenta homens e mulheres de bem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO