Governo comemora vitória no Senado. Mas combinaram com os russos?

Nno Senado, o problema é maior. Minha avaliação é de que o governo Bolsonaro saiu menor na disputa ao apostar na imprevisibilidade como forma de ganhar na política, bancando parlamentares em busca de luz própria, formando uma base de sustentação difusa e duvidosa para grandes votações, como a reforma da previdência, por exemplo

Governo comemora vitória no Senado. Mas combinaram com os russos?
Governo comemora vitória no Senado. Mas combinaram com os russos? (Foto: Alan Santos - PR)

Tem quem ache que o resultado das eleições das mesas diretoras do Congresso foram bons para o governo Bolsonaro. "Si, ma non troppo". Em tese, somente na Câmara, pois Maia tem acordo em tocar a agenda econômica - mesmo assim, pactuada com os partidos. Já na agenda de costumes, de uma base importante do bolsonarismo, Maia não tem acordo. É aí onde surge um ponto de tensão do governo com a Câmara e que pode atrapalhar a tramitação da agenda econômica.

Já no Senado, o problema é maior. Minha avaliação é de que o governo Bolsonaro saiu menor na disputa ao apostar na imprevisibilidade como forma de ganhar na política, bancando parlamentares em busca de luz própria, formando uma base de sustentação difusa e duvidosa para grandes votações, como a reforma da previdência, por exemplo.

Com isso, elegeram Davi Alcolumbre (DEM-AP) - um Severino Cavalcante 2.0, com apenas um voto além do mínimo (42 votos de 81) - utilizando-o como cavalo de batalha dos que queriam derrubar Renan Calheiros (MDB-AL). E conseguiram a vitória.

Mas, para a agenda ultraliberal de Guedes, podemos considerar uma vitória? Quantos entre os que votaram em Alcolumbre estarão fechados de fato com a agenda econômica? Será que não faltou - como disse o grande mané Garrincha - combinar com os russos?

A ver.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Florestan Fernandes jr

No passarán!

Se os democratas não se mobilizarem em defesa do Estado Democrático de Direito, "o Brasil será transformado num párea no mundo", escreve Florestan Fernandes Jr., do Jornalistas pela Democracia....

Ao vivo na TV 247 Youtube 247