CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Kotscho avatar

Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho é jornalista e integra o Jornalistas pela Democracia. Recebeu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e é autor de vários livros.

330 artigos

blog

Governo terceirizado: Bolsonaro vai virar a "rainha do Planalto"

"Chamado de “sistema semiparlamentarista informal”, a estrovenga transfere ao Senado e à Câmara a elaboração e a aplicação do grosso do Orçamento, já a partir de 2010", diz Ricardo Kotscho, do Jornalistas pela Democracia. "Com a agenda presidencial esvaziada, o capitão poderá cuidar do seu único objetivo declarado no governo: destruir as instituições democráticas e reinar absoluto nas redes sociais", completa

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia - Como aconteceu em 1969, durante o impedimento do marechal Costa e Silva, o Brasil vem sendo governado desde janeiro por uma junta.

Sim, só que desta vez é uma junta formada por civis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em lugar dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, o triunvirato que governa o Brasil de fato é integrado pelo banqueiro Paulo Guedes, que cuida da Economia, o xerife Sergio Moro, responsável pela Segurança Pública e o aloprado astrólogo Olavo de Carvalho, que lá do seu exílio nos Estados Unidos manda na Educação e Cultura, nas Relações Exteriores, e no resto.

Para completar a terceirização do governo, o plenário do Senado deve aprovar nesta quarta-feira a PEC 48, que na prática institui o sistema semiparlamentarista de governo, a partir de 1º de janeiro..

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou seja, praticamente toda a gestão do Orçamento ficaria a cargo de deputados e senadores, sem necessidade de passar pela aprovação do governo federal.

Restará a Jair Bolsonaro o papel de “Rainha do Planalto”, podendo dedicar todo seu tempo a participar de cerimônias militares e cultos evangélicos, rodando por templos e quartéis, além de dizer desaforos aos jornalistas, cada vez que entra ou sai do Alvorada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Se o presidente já não faz a menor ideia do que acontece nos seus ministérios mais importantes, entregues de porteira fechada aos cuidados da junta Guedes-Moro-Olavo, com a aprovação da PEC 48 o que lhe resta de poder passará para o comando dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, o que na prática já acontece.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a agenda presidencial esvaziada, o capitão poderá cuidar do seu único objetivo declarado no governo: destruir as instituições democráticas e reinar absoluto nas redes sociais para tocar o “gado bolsonarista” rumo ao seu projeto de reeleição.

A retaguarda jurídica está garantida pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, fiéis servidores que cuidarão da sua impunidade e manterão seus adversários à distância, de preferência presos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Assim, sem que a população perceba o que está acontecendo em Brasília, o Brasil dá mais um passo à beira do abismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Incapaz de decidir sozinho nem quem vai representá-lo ou não na posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernandez, mudando várias vezes de opinião, Bolsonaro encontrará tempo para arrumar encrenca até com Greta Thunberg, a menina sueca de 16 anos, que roda o mundo em defesa do meio ambiente, um dos inimigos juramentados do presidente em exercício.

Só não entendo uma coisa: por que, para quem e para que o capitão quer tanto a reeleição?

Já não basta o estrago que pode fazer em quatro anos de mandato?

Vida que segue.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO