CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

O papel de Pedro I na História

"É inegável que o grito do Ipiranga foi o primeiro ato de um pacto de sobrevivência entre a aristocracia lusitana e o imperialismo", escreve Paulo Moreira Leite

Emprestado para bicentenário, coração de D. Pedro I chega ao Brasil (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite 

"Infeliz do povo que precisa de heróis", diz Galileu Galilei, na peça de Bertold Brecht, obra-prima que pude assistir em 1968, no Teatro Oficina de José Celso Martinez Correa num espetáculo belo e vigoroso que marcou várias gerações -- inclusive a minha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pedro I é o personagem sob medida para este papel num país onde a história se fez através de mudanças inconclusas e acordos destinados a cumprir o mais velho mandamento conservador ("é preciso que tudo mude para que nada mude"), formulado com precisão científica por dom Tomasi de Lampedusa, descrevendo o processo de acomodação entre a nobreza e a burguesia que transformou a Itália num dos países retardatários da Europa. 

Não existe pecado original nos processos históricos. Mas é inegável que o grito do Ipiranga foi o primeiro ato de um pacto de sobrevivência entre a aristocracia lusitana e o imperialismo, que jamais seria rompido ao longo de dois séculos.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A espada de Pedro I traçou as linhas iniciais de comportamento de uma nação dependente por fora e desigual por dentro, consolidando estruturas de dominação externa que só iriam ser reforçadas ao longo de dois séculos. 

O pacto de submissão logo seria selado com ouro e sangue por Lord Thomas Cochrane, mercenário escocês contratado pelo Imperador para massacrar revoltas por uma independência real que explodiram em Pernambuco e estados vizinhos que formaram na Confederação do Equador, e também no Maranhão, que até hoje aguardam a justa homenagem da História. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nascia ali um padrão, que seria repetido várias vezes ao longo de séculos  -- ajuda externa para enfrentar rebeliões internas, inclusive durante a ditadura de 64, que empregava métodos de tortura desenvolvidos nos Estados Unidos, de onde saíram os mestres de Jair Bolsonaro. 

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO