CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

415 artigos

blog

Há navios demais ancorados nos portos

Assim como Pessoa, também queria o espírito dessa frase entre nós. Há navios demais ancorados nos portos, com bandeiras arriadas e marujos indecisos com medo da tempestade. Entrar no mar de maneira organizada é necessário para viver e combater os piratas

(Foto: Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Navegar é preciso, viver não é preciso”, é uma famosa frase do poeta português Fernando Pessoa, certo? Errado. Esta frase foi dita pelo general romano Pompeu Magno, que viveu no século I a.C. Pompeu encontrou nesta frase uma forma de encorajar seus marinheiros durante a escolta de uma frota atingida por forte tempestade, no transporte de provisões para Roma.

O comandante do navio havia orientado que Pompeu não partisse, e teve como resposta: “Navigare necesse, vivere non est necesse”. Como missão dada para Pompeu era missão cumprida, o general conseguiu chegar em Roma, tendo sido eleito cônsul, com o apoio do povo que o via como herói.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No século XIV o poeta italiano Petrarca fez uma roupagem na expressão que ficou conhecida como: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Fernando Pessoa escreveu: “Quero para mim o espírito dessa frase”.

Assim como Pessoa, também queria o espírito dessa frase entre nós. Há navios demais ancorados nos portos, com bandeiras arriadas e marujos indecisos com medo da tempestade. Entrar no mar de maneira organizada é necessário para viver e combater os piratas. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO