CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Haddad tem que bater mais

"Haddad só vai vencer se convencer ao menos 9 milhões dos 12 milhões de eleitores que aderiram ao adversário no segundo turno de que fizeram a escolha errada e a migrarem para ele. Não tem outra alternativa", avalia o jornalista e colunista do 247 Alex Solnik; "E ele só vai conseguir isso apelando mais para a emoção que para a razão, usando mais sentimentos do que argumentos para desmascarar seu adversário. Ele precisa mostrar seus monstruosos defeitos e o mal que fará a todos se o elegerem. Com toda a ênfase que o momento exige"

Haddad tem que bater mais
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Eu me lembro bem. Ninguém duvidava que o empresário Antônio Ermírio de Moraes ganharia a eleição para o governo de São Paulo de 1986. Estava praticamente eleito. Logo que a campanha na TV começou, porém, seu adversário, Orestes Quércia trombeteou que um bebê-peixe (uma criança com escamas) havia nascido devido à poluição por mercúrio de um rio da Bahia provocada por uma fábrica de Antônio Ermírio.

Não mostrou foto. Apenas um desenho muito mal feito. Com a desculpa de não expor a mãe do "bebê de Rosemary".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A acusação era tão grotesca e sem credibilidade que Mauro Salles, chefe da campanha do empresário não deu bola; achou que aquilo viraria contra o caluniador. Não passava um dia sem Quércia falar no tal bebê-peixe e Mauro Salles continuava rindo daquilo tudo.

Somente um mês depois, quando Quércia passou Antônio Ermírio nas pesquisas, o marqueteiro acordou. Não deu mais tempo. Quércia ganhou porque bateu forte no adversário que estava com a eleição praticamente ganha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1989, Fernando Collor só ganhou a eleição apelando para o mesmo expediente. Jogando sujo. Contratou uma ex-namorada do adversário para dizer que ele quis abortar a filha que teve com ele. Fez o papel do vilão, do acusador. Mentiu. E ganhou.

Em 2014, Marina estava crescendo demais e ameaçou a liderança de Dilma, até que o marqueteiro João Santana pôs no ar um comercial de filme de terror em que Marina era acusada de tirar prato da comida da mesa dos brasileiros devido à sua aliança com o capital internacional. Santana foi acusado de tudo quanto foi nome. Mas deu certo. Ela não foi ao segundo turno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São apenas três exemplos, mas há muitos outros. Quando um candidato precisa tirar muitos votos do outro em pouco tempo tem que bater nele com força e precisão. Tem que achar seu calcanhar de Aquiles e bater nele sem dó. Não tem outro jeito.

A essa altura, Bolsonaro tem 58% do eleitorado e Haddad 42%. Não há mais eleitores disponíveis. Há os comprometidos com ele e os comprometidos com o outro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Portanto, Haddad só vai vencer se convencer ao menos 9 milhões dos 12 milhões de eleitores que aderiram ao adversário no segundo turno de que fizeram a escolha errada e a migrarem para ele.

Não tem outra alternativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São 9 milhões porque cada ponto percentual corresponde a 1 milhão de votos válidos e ele precisa tirar 9 pontos do outro para que caia a 49%.

E ele só vai conseguir isso apelando mais para a emoção que para a razão, usando mais sentimentos do que argumentos para desmascarar seu adversário. Ele precisa mostrar seus monstruosos defeitos e o mal que fará a todos se o elegerem. Com toda a ênfase que o momento exige.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro está na frente jogando sujo e contando mentiras, tal como fizeram Quércia e Collor. Não adianta dizer apenas que ele está mentindo, Quércia e Collor também mentiram e ganharam. É preciso algo mais.

A cara de bonzinho não pegou nessa eleição porque as pessoas estão preocupadas com assaltos e tudo o mais e acham que só alguém com cara de mau vai protegê-los deles.

Estão errados, é claro, mas quando descobrirem que precisam de alguém para protegê-los de quem esperavam proteção, será tarde demais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO