CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bia Willcox avatar

Bia Willcox

Empresária que escreve sobre relações de afeto, editora que fez Direito na UERJ, professora que dá palestras, mãe que produz conteúdos

62 artigos

blog

Hipocrisia é um travesseiro macio

Implico com muitas coisas. Com desvios de caráter, com falsidade, com mentira e com hipocrisia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Todo mundo precisa de uma boa noite de sono pra zerar a energia gasta, os problemas e renovar todos os tipos de emoções de seu dia. E para isso, nada mais essencial que um bom travesseiro. Dormir com um travesseiro ruim é devastador. Acorda-se de mau jeito, com torcicolo, amuado.

Um bom travesseiro resolve boa parte dos problemas de sono. Pareço estar falando algo sem nexo. Já, já vocês entenderão (ou não) a relação que fiz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Implico com muitas coisas. Com desvios de caráter, com falsidade, com mentira e com hipocrisia. Tem gente que não liga tanto, incorpora todas essas coisas em seu dia a dia ou porque realmente acha tudo normal, ou porque tem um juízo de valor revestido de amoralidade. Ou, ainda que conscientes das implicações delas, passaram a aceitá-las por conta da tal elasticidade da moral.

Acredito que a moral se torna elástica, mas me engesso quando se trata de hipocrisia, por exemplo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hipocrisia me tira o sono (já que comecei assim).

Tenho tentado entender (quem sou eu!) os mecanismos do desejo humano. Somos seres cheios de instintos e impulsos e vivemos a culpa enorme de pensar no que fazemos. Fazemos porque sentimos, nos arrependemos porque pensamos. Temos desejos, fantasias e perversões. Muita coisa trancafiada, espremida num canto qualquer da gente, pronta pra saltar pra fora às vezes, antes do término do primeiro drink. Um querido amigo psicanalista um dia me convenceu de que todos os seres humanos tinham suas perversões. Podiam sufocar, não reconhecê-las, mas tinham. Ele estava certo. Feita a constatação, comecei a prestar atenção e fuçar casos e histórias. E aí vem a minha desolação com muitos. Fazem muito de tudo, "na encolha" (e não é mesmo necessário alardear a sua vida íntima aos quatro ventos) e, simultaneamente, julgam, excluem, criticam.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem somos nós para julgar ou criticar o gosto sexual, o desejo, o tesão do outro? Deus? Até onde eu sei, nem Deus faria isso. Mas muitos fazem. Hipocritamente.

Tem também o hipócrita que transgrediu na juventude e usa uma régua dura com seus filhos, como se nunca tivessem andado fora dos trilhos. Pais têm que educar, coibir e dar limites, mas devem ser próximos e humanos. Filhos têm o faro apurado para detectar pais hipócritas em primeira mão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma das piores hipocrisias para mim é aquela da fé. Eu vejo gente ir à missa, rezar, comungar e falar em nome de Jesus. Jesus, aquele cara diferenciado e firme, que pregou ações de bondade e ética "seguidas" por tantos, sabe? Pois é, usam o nome dele e agem cinicamente com preconceito e maldade. A torto e a direito. É como se a Igreja fosse um escudo protetor que habilitasse as pessoas a discriminar, falar mal, zoar o próximo. Sem culpa. Sem cerimônia. Depois é só confessar, pedir perdão e pronto. Se é que se tem a noção de que agem contra os preceitos que seguem.

As redes sociais são a grande vitrine dos hipócritas. Nelas, todos se sentem poderosos, superstars, capazes de, num acionar de dedos, postar o que lhes vem à cabeça, sem filtro, sem reflexão. E os absurdos e incoerências florescem como a primavera: vemos as pessoas exporem o pior de si. Segregam, xingam, radicalizam, excluem, fazem bullying e,ouso dizer, em alguns momentos chegam a ser maus. Exagero? Acho que não. É possível ver uma mesma pessoa postar sua foto numa ação beneficente e pouco tempo depois, reclamar que a classe C (como se só fosse C porque ela generosamente permitiu) lotou o aeroporto que ela possivelmente achava que era privilégio exclusivo dela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesses dias de verão tenho assistido a shows inéditos de hipocrisia.

A praia, por exemplo, tem incomodado. Já vi gente postando foto de pobre-negro-feio (tem que ser a trilogia) e comentando debochadamente. E o mais assustador: muitos comentários de apoio e risadas. Essa gente bacaninha que faz graça com os menos favorecidos se considera cool, bondosa, temente a Deus e, possivelmente, generosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Voltando ao início, essa galera dorme bem. A hipocrisia é quase fisiológica. É escudo que protege e alivia. É travesseiro macio e confortável.

Prefiro noite sem sono.

Sigo Confúcio.

"Foge por um instante do homem irado, mas pra sempre do hipócrita."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO