CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Neto Tavares avatar

Neto Tavares

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Advogado com ênfase em Direito Constitucional

25 artigos

blog

Homenagem aos Malandros

Que Glen Greenwald imploda, com a ajuda daqueles que detêm o escopo da ética, da verdade e da dignidade em seus espíritos, o totalitarismo à la 1984 que se alastra pelo Brasil

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Eu quis fazer um texto em homenagem à nata da malandragem que conheço de outros carnavais de Olinda, Rio e Salvador. Impossível. Sofro da mesma desilusão de Chico, e a única malandragem que se posta é a mesma que se viu no Estado hiperautoritário de 1984 (Orwell). 

O passado e o presente são refeitos, incessantemente, ao bel prazer do regime bolsonarista. Vivemos a pós-verdade e o revisionismo da história todos os dias. Não se pode negar, desta feita, a sagaz-maléfica malandragem dos que tomaram de assalto o poder no Brasil, já que usam, abusam e se lambuzam com a Novlíngua vista na obra do autor supracitado. Cabe salientar, aliás, que o sociólogo Manuel Castells, quando esteve no Brasil, foi brilhante em sua declaração, trazendo à tona as semelhanças do Brasil despótico atual com a distopia Orwelliana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(A Novlíngua é desenvolvida não pela criação de novas palavras, mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos e ideias, com o objetivo de restringir o escopo do pensamento. Uma vez que as pessoas não puderem se referir a algo, isso passa a não existir.)

Distorce-se, assim, a ideia de que houve tortura, perseguição política e ocultação de corpos durante o golpe militar, de que não há mais fome e pessoas em estado deplorável nas ruas do país neste exato momento. Não há preconceito contra gays, negros, índios e mulheres. Não existe feminicídio nem um genocídio em curso contra a população LGBT. Garimpo e desmatamento descontrolado na Amazônia? Inverossímil para os neo-malandros. Tampouco existe uma carnificina em terras indígenas. Caciques e agricultores do MST não estão sendo assassinados, seja a tiros, facadas ou até mesmo por atropelamento. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Novlíngua é, portanto, a solução do desgoverno brasileiro para eliminar todas as verdades que o incomodam. Aqueles que têm um mínimo de senso democrático e progressista deparam-se, aterrorizados, cada vez mais, com o mau-caratismo e a esquizofrenia do discurso político de malandros-Moro, malandrinhos-palestrantes-Dallagnois, malandrões familicianos e malandros-ministros que se dizem guardiões da Constituição Federal de 1988 – essa, coitada, esquartejada, triturada e jogada na descarga pela Novlíngua. Se houvesse um concurso do maior cínico do planeta, veríamos uma competição acirrada entre tais páreas traidores da pátria, criminosos. 

Consequentemente, reaver a verdade e o bom senso no Brasil, sem falar na retomada de sua soberania, passará pela superação deste período de guerra informática e de informação. Implodir o Big Brother não será tarefa das mais simples. A extrema direita, deve-se assumir, criou e se preparou muito para o embate Novlíngua x verdade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em contrapartida, assim como o personagem central da trama ousou fazer em 1984, existe uma figura que está tentando implodir o regime totalitário brasileiro. A batalha é igualmente árdua e perigosa. Espero que ele tenha uma ventura diferente da de Winston Smith. Que Glen Greenwald imploda, com a ajuda daqueles que detêm o escopo da ética, da verdade e da dignidade em seus espíritos, o totalitarismo à la 1984 que se alastra pelo Brasil. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO