CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Gilberto Maringoni avatar

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro.

43 artigos

blog

Impeachment é bandeira da direita; tarefa urgente é mobilizar

O jornalista Gilberto Maringoni avalia que a bandeira do impeachment de Bolsonaro pertence à direita e aponta para "o autoritarismo e o neoliberalismo palatáveis e sem ruído entre os de cima"; para ele, "a tarefa agora é acumular forças nas pautas próprias do movimento social" e apostar na mobilização nas ruas

Impeachment é bandeira da direita; tarefa urgente é mobilizar
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Gilberto Maringoni, do Jornalistas pela Democracia - A semana termina movimentada. A carta-bomba divulgada nesta sexta (17) por Jair Bolsonaro indica perda total de rumo de sua gestão. O vai-e-volta na decisão de passar o facão na Educação e uma viagem-fuga a Dallas completam o diagnóstico de um mandatário que se exilou mentalmente num mundo paralelo. Mas Bolsonaro foi além: decidiu xingar a massa.

Nem mesmo João Baptista Figueiredo fez isso nos estertores da ditadura militar. Ao ser informado que o comício das Diretas já! teria levado um milhão de pessoas ao Anhangabaú (SP), em abril de 1984, o general confidenciou a um interlocutor: "Isso é porque eu não estava lá. Se estivesse, seriam um milhão e um". Figueiredo era tido como bronco e tosco. Mas não botava sorvete na testa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É PRECISO VERIFICAR como duas ações incisivas atingiram o governo Bolsonaro nos últimos dias. Por "governo" entendo a coalizão que o sustenta – capital financeiro, militares, olavistas e o lumpesinato graúdo.

As ações que podem ter provocado um rombo no casco da coalizão são

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A. Povo na rua e

B. O processo aberto contra seu filho Flávio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se massa na rua isola socialmente a administração federal de setores mais ou menos organizados, o processo sobre as estranhas relações familiares com o crime organizado e a rota de dinheiro suspeito o aparta da classe média (e da mídia).

VALE SEMPRE LEMBRAR que o moralismo rasteiro, turbinado pela Lava-Jato, foi uma carta-programa informal mas efetiva de campanha. "Nova política" e honestidade de fancaria serviram de argumento a todos os que repudiavam "a volta do PT".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No que toca ao vastíssimo leque de prejudicados, é essencial impulsionar as mobilizações, com vistas ao 30 de maio e ao 14 de junho. Isso implica centrar fogo nos cortes de verbas que precarizam serviços públicos e na reforma da Previdência.

Para os setores populares, colocar impeachment em pauta é algo insensato, até porque parte da coalizão – militares e possivelmente o mercado – começam a desenhar tal solução. É rota certa para Mourão assumir o cargo. Viria aí o autoritarismo e o neoliberalismo palatáveis e sem ruído entre os de cima.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A chance de Bolsonaro cair e novas eleições serem convocadas é praticamente zero. A Constituição não define se a chapa toda ou apenas o titular serão destituídos em caso de impedimento a essa altura do campeonato.

Falando português claro: impeachment é hoje bandeira da direita!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O campo popular e progressista perdeu as eleições. Não conseguiu ainda organizar uma oposição a altura das necessidades do país, que impeça o desmonte do Estado e a entrega do país. A tarefa agora é acumular forças nas pautas próprias do movimento social. Ir aos quartéis articular o que quer que seja representa neste momento rota suicida é oportunismo de quinta categoria.

O presidente foi e voltou a Dallas. Não desfilou em carro aberto e nem correu riscos maiores do que pagar mico de grandes proporções. Os petardos contra ele e seu governo partiram daqui mesmo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO