CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

817 artigos

blog

Imposto às grandes fortunas para financiar um auxílio digno e permanente

"A esquerda deveria concentrar seus esforços na apresentação de projeto de lei unificado de imposto às grandes fortunas, promover mobilizações populares e tratar de fazer aprovar uma lei de taxação das grandes fortunas, para obter recursos que permitam auxílios emergenciais dignos e prolongados para a massa da população", escreve o sociólogo Emir Sader

(Foto: Paulo Pinto (Ag. PT) e ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As duas maiores preocupações dos brasileiros hoje são defender-se do vírus e da fome. O governo é o maior obstáculo para que se possam defender de ambos.

No caso do vírus, o Instituto Butantan e a Fiocruz fornecem, na medida do possível, as vacinas para a vacinação, que avança lentamente, apesar de todo o empenho do SUS. Os governadores tratam de importar vacinas, enfrentando todas as dificuldades impostas pelo governo e pela 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Anvisa, em particular.

Mas a vacinação é a única via para tratamos de sair desta situação. Já que não há empenho nenhum do governo para que a circulação de pessoas diminua.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Grande parte da população, os trabalhadores, tem que sair todos os dias para trabalhar ou para buscar formas de sobrevivência. Aglomeram-se nos pontos de ônibus e de trens, para ir e voltar, abarrotados de gente. Certamente é aí que se dá a grande maioria das contaminações. Certamente hoje são os trabalhadores e as trabalhadores a grande maioria das vitimas da covid-19.

Com o auxílio merreca que o governo libera, depois de três meses sem nenhum auxílio, não permitirá que nenhum trabalhador deixe de sair, podendo ficar em casa, para proteger-se mais e proteger aos outros. O governo fica na armadilha da necessidade de dar um auxílio, mas alegando que não pode superar o teto de gastos. O Congresso aprovou um orçamento propício para cortes ainda maiores dos recursos para políticas sociais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos uma via para desbloquear esse impasse, mesmo nos marcos do atual governo. Foi se criando um consenso, em muitos países do mundo, da necessidade de taxar as grandes fortunas. O FMI, o governo norte-americano, o G-8, entre outros, propõem taxar as grandes corporações. 

A esquerda deveria concentrar seus esforços na apresentação de projeto de lei unificado de imposto às grandes fortunas, promover mobilizações populares e tratar de fazer aprovar uma lei de taxação das grandes fortunas, para obter recursos que permitam auxílios emergenciais dignos e prolongados para a massa da população.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pode ser um elemento que ajude o povo a superar este momento tão difícil para a grande maioria e possa, inclusive, se defender melhor da pandemia, podendo não sair todos os dias para buscar formas de sobrevivência. Aí se criará no Brasil o clima para uma verdadeira reforma tributária, socialmente justa, em que quem ganha mais, paga mais. 

Para isso é necessário um longo e sistemático trabalho político da esquerda, para provar que no sistema atual, quem paga mais são os que ganham menos. Que a grande maioria dos impostos são indiretos, penalizando os mais pobres. Que uma reforma tributária não tem como objetivo fundamental simplificar os impostos, mas torná-los mais justos. Objetivo fundamental para que o Estado tenha recursos para a reconstrução do País. E para que se combata, também na tributação, o caráter de País mais desigual do continente mais desigual do mundo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO