CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Inimigo da democracia, general Heleno não pode permanecer à frente do GSI

Impossível passar uma borracha sobre o grotesco conselho do general Augusto Heleno a Jair Bolsonaro, escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

Ministro do Gabinete de Segurança Institucional trava briga com o Congresso (Foto: Fabio Pozzebom - ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

Referindo-se aos conflitos entre o Congresso e o Executivo, situação que faz parte do cotidiano das democracias desde as revoltas contra Henrique III no nascimento do parlamentarismo inglês, no século XIII, Augusto Heleno fez uma sugestão tenebrosa.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”, disse,  aconselhando o presidente "a convocar o povo às ruas" em vez de negociar "uma rendição", como definiu as tratativas do Planalto com Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

Conselhos desastrados e colocações impróprias do ponto de vista da democracia são um traço marcante no governo Bolsonaro em geral e de Augusto Heleno em particular.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como dias atrás recordou o jornalista Roldão Arruda, no texto "O General e o Papa", Heleno definiu o encontro de Lula e Francisco como "um exemplo de solidariedade a malfeitores, tão a gosto dos esquerdistas".

Também classificou Thays Oyama, autora de "Terremoto," um apanhado competente sobre o primeiro ano do governo Bolsonaro, como uma "jornalista medíocre".  E por aí vai.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O caso aqui é de outra natureza. Sabemos que as opiniões de um ministro militar -- muito menos no governo Bolsonaro -- jamais devem ser encaradas como manifestações inofensivas, como se traduzissem a opinião de um crítico de arte numa exposição sobre o cubismo em 1930. O simples bom senso leva a reconhecer uma intenção oculta no jogo permanente de pressões e contrapressões subterrâneas da conjuntura do país.

Mesmo admitindo que todo cidadão tem o direito legítimo de manifestar uma opinião, um ministro de Estado não tem direito a manifestar opiniões ilegítimas, em desacordo com o conjunto de leis em vigor no país. Este é o caso do general Augusto Heleno. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Responsável pela máquina secreta de informações que trabalha dia e noite para o governo, numa atividade que a sociedade brasileira não controla nem sabe como funciona, mas tem um histórico conhecido de tragédias e desastres acumulados, o conselho a Bolsonaro não foi um palpite numa mesa de bar.

Num país onde o artigo 2 da Constituição define que Legislativo, Executivo e Judiciário são "poderes harmônicos e independentes entre si", a proposta foi um "foda-se" dirigido ao Estado Democrático de Direito. Não se pode aceitar que um cidadão com esta visão esteja a frente de um instrumento tão poderoso para prejudicar o Brasil e os brasileiros. É fácil enxergar aonde ele quer chegar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO