CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Interrogatório de Temer lembra o de outro corrupto notório

"Essa decisão do ministro Edson Fachin de permitir que o interrogatório de Temer seja feito por escrito, e concedendo 24 horas de prazo para as respostas (é mais ou menos como fazer a prova do vestibular em casa), me lembrou um escândalo de corrupção dos anos 1950, envolvendo o ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros", diz o colunista do 247 Alex Solnik, ao relembrar o " escândalo dos Chevrolet da Força Pública"

"Essa decisão do ministro Edson Fachin de permitir que o interrogatório de Temer seja feito por escrito, e concedendo 24 horas de prazo para as respostas (é mais ou menos como fazer a prova do vestibular em casa), me lembrou um escândalo de corrupção dos anos 1950, envolvendo o ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros", diz o colunista do 247 Alex Solnik, ao relembrar o " escândalo dos Chevrolet da Força Pública" (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

    Essa decisão do ministro Edson Fachin de permitir que o interrogatório de Temer seja feito por escrito, e concedendo 24 horas de prazo para as respostas (é mais ou menos como fazer a prova do vestibular em casa), me lembrou um escândalo de corrupção dos anos 1950, envolvendo o ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros.

    Ele já estava fora do governo quando o Procurador do Estado Hélio Bicudo, que fora nomeado por ele, escarafunchou os arquivos do Estado, abertos por ordem do governador que o sucedeu, Jânio Quadros, seu maior rival até encontrar as provas de um dos inúmeros casos em que Adhemar colocou dinheiro público na sua conta privada: o escândalo dos Chevrolet da Força Pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   O próprio Bicudo me contou o que aconteceu, há alguns anos, muito antes da sua ideia infeliz de assinar um impeachment da presidente Dilma por causa de “pedaladas fiscais”.

   “As provas eram irrefutáveis” disse Bicudo. “Eu tive todo o acesso, consegui a cópia do cheque depositado na sua conta! A grande prova!”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   O processo correu rapidamente, o dia do interrogatório foi marcado, mas quanto ao local, surgiu a dúvida: na Justiça ou na delegacia de polícia? “Na minha casa”, pediu Adhemar. E Bicudo concordou.

    - Passamos a tarde toda lá. Eu mostrei a cópia do cheque pra ele: “aqui está o cheque, como é que o senhor deposita na sua conta?!” “Ah, não... mas eu ia devolver”... Ele ia devolver, veja só...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Notem que nem naqueles longínquos anos 50, em que a corrupção era tida como piada de salão Adhemar cogitou responder por escrito, 24 horas depois. Só pediu para ser na sua casa.

   Apesar das provas contundentes, ele se livrou da prisão com um habeas-corpus do STF - "comprado", disse Bicudo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   E, na eleição seguinte, voltou ao governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO