CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marco Mondaini avatar

Marco Mondaini

Historiador e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena e apresenta o programa Trilhas da Democracia, exibido aos domingos na TV 247.

106 artigos

blog

Iraque, Guantánamo e as intervenções humanitárias dos EUA

Sempre que ouvirem falar de propostas de intervenção humanitária advindas dos EUA, pensem no povo do Iraque e nos prisioneiros de Guantánamo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Criada em 1978, nos Estados Unidos, com o propósito de denunciar violações aos direitos humanos por meio de relatórios periódicos, a Human Rights Watch (HRW) teve sua reputação amplificada após as contundentes críticas realizadas às reações implementadas pelos sucessivos governos norte-americanos aos ataques terroristas às torres gêmeas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. 

É famoso, por exemplo, o trecho do relatório da HRW de 2004 no qual seu Diretor Executivo, Kenneth Roth, afirmou categoricamente que a intervenção militar organizada pela administração George W. Bush no Iraque nada tinha de humanitária, não porque esse tipo de intervenção não seja necessário – e até urgente em determinadas situações extremas de violação aos direitos humanos –, mas sim porque, no caso em questão, não existia o menor risco de um massacre (em curso ou iminente) de populações civis em território iraquiano. Pelo contrário, foram as forças armadas estadunidenses que bombardearam as iraquianas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2005 e, depois, em 2011, a HRW denunciou ao mundo a suspensão das liberdades civis em virtude da transformação da prisão de Guantánamo em um campo de concentração onde a prática da tortura era rotineiramente aplicada contra os prisioneiros da “guerra ao terrorismo” capturados a partir da caça desenfreada a Osama Bin Laden. Mais ainda, a HRW exigia que o próprio presidente estadunidense George W. Bush e a cúpula do governo republicano fossem investigados criminalmente pelas torturas contra os detentos de Guantánamo.

No relatório publicado há exatos dez anos, a HRW afirmou que: “O descaso do governo dos EUA pelos direitos humanos na luta contra o terrorismo nos anos que seguiram os ataques de 11 de setembro de 2001 enfraqueceu a autoridade moral dos EUA, deu um exemplo negativo para outros governos, além de minar os esforços do governo dos EUA em reduzir a militância antiamericana no mundo todo”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso, sempre que ouvirem falar de propostas de intervenção humanitária advindas dos EUA, pensem no povo do Iraque e nos prisioneiros de Guantánamo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO