CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

383 artigos

blog

Já vai tarde

A cata de vantagens locacionais (poucos impostos, baixos salários, pouca legislação ambiental, ausência de direitos trabalhistas e sindicatos fortes) essas empresas disputam, como abutres, os favores governamentais em todo mundo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um dos aspectos mais destacados  da globalização dos mercados é  o que se chama da "verticalização da cadeia produtiva" das empresas multinacionais.  Vem ocorrendo um agressivo movimento de desterritorialização da produção industrial. O mundo subdesenvolvido vai se transformando em plataformas de lançamento  dessas empresas, sendo ocupado por zonas  de processamento e montagem dessas empresas. 

A cata de vantagens locacionais (poucos impostos,  baixos salários,  pouca legislação ambiental, ausência de direitos  trabalhistas e sindicatos fortes) essas empresas disputam, como abutres, os favores governamentais  em todo  mundo. Quando encontra quem lhes de mais vantagens, elas simplesmente abandonam o país e se mudam para outro canto, sem dizer adeus ou muito obrigado. Isso aconteceu com a Ford, a mais antiga montadora de veículos automotores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ela  abandonou o Rio Grande do Sul porque Antônio Carlos Magalhães  ofereceu empréstimo  do Banco da Bahia, sob a alegação da criação de empregos e renda. Na época, o Tribunal de Contas disse  que o custo desses empregos era tão grande, que era  melhor entregar o dinheiro diretamente  aos trabalhadores. Agora anunciou que está deixando o país, devendo ao BNDES e depois de ter arrancado tudo dos brasileiros. 

Que se aprenda com o exemplo: esse modelo  de desenvolvimento econômico  é  insustentável, predatório, desagregador da federação brasileira e só  beneficia as matrizes  estrangeiras  dessas montadoras. Elas não têm  nenhum compromisso com o povo e a nação  hospedeira. Já vai tarde.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO