CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Maciel avatar

Pedro Maciel

Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

524 artigos

blog

Jacó Bittar, construtor do Brasil democrático

“Democracia não está no discurso, mas na prática”

(Foto: Guilherme Weimann/SIndipetro-SP)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pedro Benedito Maciel Neto

Arlindo Dutra

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Democracia não está no discurso, mas na prática

Jacó Bittar

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conheci Jacó Bittar em 1978, foi um encontro impactante para um menino de quatorze anos, convivi com ele por mais de quarenta anos, contudo, consultando o Google cheguei à Wikipedia, e lá encontrei uma apresentação pobre do Jacó.

Ele foi muito mais que um petroleiro e político; foi mais que fundador e o primeiro presidente do PT, o mais importante partido de centro-esquerda do mundo; não foi apenas fundador do Sindicado dos Petroleiros de Campinas e Paulínia e da CUT – Central Única dos Trabalhadores; foi mais que prefeito de Campinas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lembramos que, mais de uma vez, ele nos disse que o que mais o honrou na sua caminhada, foi ter servido Campinas. A partir dessa lembrança o ex-vereador Arlindo Dutra, com quem divido a autoria desse artigo, lembrou fatos importantes da nossa história, relacionados ao PT dos anos 1980, à cidade e à caminhada a caminho do Palácio dos Jequitibás. 

Arlindo lembrou que nos anos 1980 a participação popular não era retórica e “o PT, em amplo crescimento, contava com 46 Núcleos organizados em bairros, em seguimentos e em categorias”.Lembrou também as dificuldades estruturais da campanha de 1988 eram enormes, o que obrigou “Jacó, junto com alguns amigos a pintar as placas de campanha em frente à Catedral. Ninguém entendia como um candidato a Prefeito de Campinas estava no meio do povo a pintar placas, enquanto outros tinham poderosos comitês espalhados pela cidade?”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mesmo sem recursos Jacó foi eleito prefeito, o vice-prefeito era o arquiteto Antônio da Costa Santos (morto em 2001, em circunstâncias jamais explicadas de forma satisfatória).

A vitória surpreendeu, pois era dada como certa a vitória do então vice-prefeito Vanderlei Simionato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na posse sua primeira mensagem: “Democracia não está no discurso, mas na prática”.

O país acabava de sair de um período ditatorial e buscava consolidar a democracia e Jacó foi o primeiro prefeito da cidade eleito sob a égide das novas Constituição Federal (1988), constituição estadual (1989) e Lei Orgânica (1990), dentre outras tantas novas leis, tudo era novo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, iniciada a gestão, vieram as dificuldades. 

Parte do empresariado da cidade, tristemente conservador, não aceitou o sindicalista no comando da cidade e logo em 1989 a cidade foi vítima de um locaute - paralisação das atividades comandada por empresários.

Os empresários do transporte coletivo retiraram todos os ônibus da cidade por uma semana, como forma de pressionar o prefeito, que havia negado o reajuste na tarifa de ônibus; 

Mas eles não conheciam Jacó, que transformou o caos, em oportunidade e revolucionou o sistema de transportes; transformou a EMDEC, uma empresa em liquidação, em gerenciadora e operadora do sistema de transporte.

As empresas de transporte passaram a receber o que lhes cabia, apenas após o serviço prestado, o cumprimento do contrato passou a ser exigido, multas passaram a ser cobradas; foi renovada a frota; criado o ‘Passe Popular’; o ‘Passe Passeio’ (dois domingos por mês a população tinha a passagem gratuita, ampliando a possibilidade de lazer).

Em 1990, vão-se trinta anos, foi implantado o primeiro módulo do VLT, inexplicavelmente, desativado pelo governo do PSDB.

Teve início a duplicação das avenidas John Boyd Dunlop, Piracicaba, Theodureto de Camargo; além da Estrada dos Amarais.

Concluiu o Túnel I do complexo Joá Penteado e uma das suas marginais; reformou o Viaduto da Suleste; pavimentou o Parque Florence, realizou a ligação com o Rossim, Jardim Nova Mercedes, Jardim Nova América etc. 

Recuperou-se financeiramente a IMA e a Sanasa (o que viabilizou a conclusão da nova sede da companhia, dando início à sua profissionalização), que concluiu a ETA 4 e implantou a rede de esgoto no Jardim São Cristóvão, Nova América, Florence, Nova Mercedes, Recanto do Sol, Ademar de Barros etc.

O Pronto Socorro Mario Gatti foi transformado em um hospital, iniciaram-se as obras do Hospital Ouro Verde, reformou e construiu novos Centros de Saúde, criou o programa saúde da família, trouxe o SAMU etc.

Construiu creches - as maiores nos bairros DIC I e DIC III -, além do único CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) na Vila União.

E Arlindo Dutra diz: “não podemos esquecer a Praça Maior. Ele transformou a pedreira do Chapadão - uma área que funcionava como depósito de entulho e outros descartes, num verdadeiro Cartão Postal”, tudo com recursos próprios.

Desassoreou a Lagoa do Taquaral e reformou a Caravela, em parceria com a CPFL; trouxe o Parque Ecológico e o Lago do Café para a cidade; iniciou o Parque Linear Jardim Capivari, o Bosque do DIC I e criou o Bosque dos Artistas. 

Criou o DUF (Departamento de Urbanização de Favelas); construiu um bairro novo, o Parque Floresta, para receber centenas de famílias vítimas das enchentes; viabilizou a Vila União, com toda infraestrutura, áreas de lazer e dois grandes Centros Comunitários.

Assumiu um desafio: plantar UM MILHÃO de ÁRVORES, resgatar um ambiente saudável e equilibrado; isso trouxe ao debate o aquecimento global. Alguns dirão: “mas ele não plantou um milhão de árvores”, verdade, mas semeou um milhão de consciências.

Corajoso, fechou o aterro Santa Bárbara e implantou o Delta I, que até hoje recebe o Lixo orgânico da cidade.

Criou a defesa civil em 1990 e em 1991 oficializou a criação da Guarda Municipal, dois serviços que são hoje referência no país. 

Realizou o primeiro Concurso Público com um plano de cargos e salários, garantindo a estabilidade e a valorização do servidor.

Aconteciam encontros nas diversas regiões da cidade, a população era ouvida e as demandas incluídas no orçamento; isso originou o “Orçamento Participativo”, hoje denominado “Orçamento Cidadão”. 

Essas são algumas poucas realizações de um governo que, passados trinta anos, ainda é referência de inovação, um governo liderado Jacó, um dos próceres da construção do Brasil democrático nos últimos cinquenta anos. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO