Janela do poder
A necessidade da sobrevivência eleitoral, faz com que o período permitido para troca de partido, se torne um verdadeiro mercado persa

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 na comunidade 247 no WhatsApp e siga o canal do Brasil 247 no WhatsApp.
Com o fim do prazo para trocar de partido para os que estão aptos a disputar algum cargo nas eleições do ano em curso, percebe-se que o pragmatismo em torno da sobrevivência eleitoral, sobrepujam as questões ideológicas.
Depois que o Poder Judiciário entendeu que o mandato (dependendo do cargo em disputa) pertence ao partido e não ao detentor dele, ocorreu certo arrefecimento na troca desenfreada de partido oriundo dos candidatos. Para tanto, criou-se a chamada janela partidária que é uma a fórmula encontrada para que se mude de agremiação sem ser penalizado.
Lamentavelmente, grande parte das mudanças, não estão no campo ideológico ou programático. A necessidade da sobrevivência eleitoral, faz com que o período permitido para troca de partido, se torne um verdadeiro mercado persa. Para muitos, passa bem distante qualquer identificação com o partido, predominando o caminho encontrado para manter-se no poder.
O quadro atual da troca de cadeiras, fez com que o partido que mais cresceu tenha sido o que o atual presidente tentará a reeleição. Há alguma surpresa? De maneira nenhuma! Aqueles que acompanham os acordos dos bastidores da política, sabem que é um processo natural, o crescimento ou “inchamento” da chamada base do governo. Quem não gosta de ser amigo do rei? Entretanto, isso não significa sua permanência.
Qualquer candidato que obtenha sucesso eleitoral, as aves de rapina procurarão aproximarem, pois não conseguem viver longe daquilo que os nutrem, ou seja: o poder. Certo disse Maquiavel ao afirmar que o amigo do príncipe é o poder. Assim, os antigos opositores se tornarão novos aliados, e não raras vezes com mais prestígio do que os velhos.
Afinal de contas, geralmente na política o valor se consegue pelo cabedal eleitoral e não pela meritocracia intelectual. Os adversários de ontem, em pouco tempo se tornarão asseclas de quem se encontra no poder.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247