CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Miguel do Rosário avatar

Miguel do Rosário

Jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje

334 artigos

blog

Joaquim Barbosa e a produção industrial

Ao ministro, aplica-se a frase de Brecht: "Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(originalmente publicado no Cafezinho)

Rascunho para diálogo de uma peça teatral brechtiana. Monólogo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Personagem: Um homem de meia idade, extremamente rico e culto.
Cena: Um apartamento num prédio de luxo, em qualquer capital do país.

Início do diálogo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Eu acordo, abro os olhos e vou a janela contemplar as nuvens carregadas de desgraça vindo na minha direção. O horizonte não mais as segura; ao contrário, sopra-as constantemente para cá.

Quanto mais elas se aproximam, minha ansiedade, paradoxalmente, diminui. Sinto, ao invés disso, uma pequena comichão de alegria borbulhando em meu estômago. O fim está próximo, viva um novo começo!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só que elas não chegam nunca! Já estou ficando impaciente. E ainda sou forçado a ler notícias como essa, de que a produção industrial experimentou um vigoroso crescimento em fevereiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que merda!”

Fim do diálogo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

*

Pois é, amigos, os números divulgados hoje pelo IBGE revelam que a caravana não está dando bola para o ladrar dos cachorros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A produção industrial brasileira cresceu 5% em fevereiro, na comparação com o ano anterior. No acumulado do ano, o crescimento já é de 1,3%.

Entretanto, o mais importante é que o crescimento do setor de bens de capital, termômetro da disposição empresarial por novos investimentos, já acumula alta de 8% no ano, e registrou crescimento de 12,5% no acumulado dos últimos 12 meses.

Nosso personagem brecthiano, um irritado intelectual conservador, ainda continuará aguardando, da janela de seu apartamento, a chegada das nuvens da desgraça. Só que as nuvens agora parecem seguir na direção contrária, afastando-se.  Tenho um pouco de medo de qual será sua reação quando perceber isso.

*

É ainda de Brecht uma frase que eu gostaria de aplicar a Joaquim Barbosa, após suas estrepolias de hoje, tentando chamar de regalia a violência ilegal que vem impondo a José Dirceu, mantendo-o em regime fechado quando sua sentença é para semi-aberto. "Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça".

Só que podemos alterar um pouco a frase e a usarmos para qualificar nossa mídia, que, por tática eleitoral, dificilmente dará destaque a notícias que revelem um bom desempenho da economia brasileira: “Há jornais incorruptíveis, ninguém consegue induzi-los a falar a verdade.”

 

- See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/04/02/joaquim-barbosa-e-a-producao-industrial/#sthash.2lKFXOpy.dpuf

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO