CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

916 artigos

blog

Jornal Nacional infla bola de Lula

"O antipetismo, pois, não desabou somente nos números, mas, também, na mídia", escreve Eduardo Guimarães

Jornal Nacional e Lula (Foto: Reprodução/TV Globo | Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eduardo Guimarães 

O mínimo que se pode dizer sobre a edição do Jornal Nacional da última quinta-feira, 21 de julho, é que foi altamente positiva para Lula e o PT por enfatizar que a Justiça decidiu que o ex-presidente poderá disputar a eleição presidencial por não ter tido um "julgamento justo". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em um país tão despolitizado que, em 2016, 33% dos brasileiros não sabiam o nome do presidente da República -- conforme pesquisa Datafolha de 17 de julho daquele ano --, fatos políticos de grande importância precisam ser repetidos à exaustão.  

Nesse aspecto, a matéria do JN divulgou, de forma  bastante positiva, a absolvição tácita de Lula (e não adianta espernearem) pelo STF. Assim, a edição do Jornal Nacional em tela foi primordial para reduzir ainda mais o antipetismo, que, segundo pesquisa Quaest recém-divulgada, caiu para o nível mais baixo deste  século.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo matéria da revista  Veja baseada no estudo da Quaest, o ódio ao PT estava presente em 37% do eleitorado em 2002, caiu para 32% em 2006 e 2010, subiu para 34% em 2014, explodiu em 2018 – sendo sentido por 51% do eleitorado – e, hoje, em pleno 2022, está em 30% dos eleitores. 

Confira a locução do JN sobre a razão pela qual Lula poderá disputar a eleição deste ano após ter sido condenado e preso: "O  STF também considerou que Lula não teve direito a um julgamento justo porque o juiz Sergio Moro foi parcial na condução do processo". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se alguém achar pouco, vale lembrar que, algum tempo atrás, o JN debitava a anulação dos processos e condenações de Lula a meras "questões técnicas" e não a fraude processual de Sergio Moro.  

Em seguida, Gleisi Hoffmann é apresentada como defensora da democracia em um discurso em que criticou a violência assassina dos bolsonaristas e as ameaças deles e de  Bolsonaro ao processo eleitoral. E deu a palavra à presidente do PT para condenar as agressões bolsonaristas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O antipetismo, pois, não desabou somente nos números, mas, também, na mídia. Sobretudo na Globo, que, como o resto da nação, conta com a vitória de Lula para escapar das ameaças reiteradas que Bolsonaro vem lhe fazendo.  

Ironia poética... 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A volta por cima de Lula e do PT são um sinal eloquente de que a nossa democracia, apesar dos pesares, pode trilhar o caminho da consolidação se vingar a luta para tirar os fascistas do poder, pois, dia após dia, vai caindo a ficha do povo sobre quem é quem na política brasileira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO