CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Juiz ordenou confinamento de Lula no Brasil

O juiz Ricardo Leite, de Brasília, não acatou o pedido dos procuradores do MPF Anselmo Lopes e Hebert Mesquita que, além da apreensão do passaporte de Lula, também queriam seu confinamento em São Bernardo do Campo. No entanto, ao cassar o direito de ir e vir de Lula o juiz ordenou o confinamento do ex-presidente no Brasil, observa Alex Solnik; impedir o direito de ir e vir, garantido pela Constituição de 1988 a todos que não forem condenados após esgotadas todas as instâncias de recursos, por decisão de apenas um juiz, é um claro retrocesso e um ataque frontal às garantias fundamentais de todos os cidadãos brasileiros, afirma o colunista

Povo com Lula em ato pela democracia na praça da República, em São Paulo. #Lula #PovoComLula Fotos: Ricardo Stuckert (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O juiz Ricardo Leite, da 10ª. Vara Federal de Brasília não acatou o pedido dos procuradores do MPF Anselmo Lopes e Hebert Mesquita que, além da apreensão do passaporte de Lula também queriam seu confinamento em São Bernardo do Campo, medida semelhante à adotada em relação ao ex-presidente Jânio Quadros que, a 30 de julho de 1968, foi confinado por 120 dias em Corumbá por ter feito críticas ao regime militar.

No entanto, ao cassar o direito de ir e vir de Lula o juiz ordenou o confinamento do ex-presidente no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Impedir o direito de ir e vir, garantido pela constituição de 1988 a todos que não forem condenados após esgotados os recursos da última instância, por decisão de apenas um juiz, é um claro retrocesso e um ataque frontal às garantias fundamentais de todos os cidadãos brasileiros.

A impressão que se tem é que a condenação arbitrária do TRF-4, e a determinação de prender Lula após esgotados os recursos na 2ª. instância e não na 3ª. que é o STF, tende a estimular seus colegas a trilharem o mesmo caminho de volta à idade das trevas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se o STF não der um basta nessas tentativas de setores do Judiciário de retorno à ditadura e não garantir a Lula o direito de ir a vir até a sentença transitar em julgado todas as conquistas democráticas dos últimos 32 anos serão apenas um retrato na parede da memória brasileira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO