CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Juan Manuel Dominguez avatar

Juan Manuel Dominguez

Juan Manuel Dominguez é jornalista

46 artigos

blog

Juliana Paes e a política da morte

Histórias como essa da pequena cidade dentro do país vasco nos ensinam algo bem simples: sob regimes de violência e morte não existe neutralidade, se você faz parte de um regime de morte, você o sabota desde dentro. Não se trata de bandeiras políticas, se trata de empatia com os outros, de leituras sobre o lugar dos outros

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Recentemente, a atriz Juliana Paes publicou um vídeo no qual se declara uma artista neutral, sem lado político. Mas será que isso é possível em tempos em que de um lado da brecha se prega a violência, a exclusão, a ignorância e a morte? 

A política não passa de uma sensibilidade, e é por isso que mesmo com toda a informação à sua disposição, tem pessoas que não mudam seu posicionamento político, ou seja, não mudam sua sensibilidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será que não tomar lado em uma disputa que opõe vida à economia é ser mesmo um insensível? 

Lendas urbanas da guerra civil espanhola e da segunda guerra mundial podem nos ensinar a entender quão pouco complexa é a política quando os lados têm sensibilidades tão claras. Elas nos ensinam também, de forma clara, o que fazer sob regimes de violência e morte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1937, como parte da ajuda de Hitler ao conservador Francisco Franco para derrotar o Governo Republicano durante a Guerra Civil Espanhola, a temível equipe de aviação alemã chamada "Lutwaffe" bombardeou várias cidades espanholas.

Conta a lenda urbana que em uma cidade do País Vasco, houve uma bomba que atingiu a terra, mas nunca explodiu.  A bomba foi embutida no meio da praça central da pequena cidade.  Os moradores surpresos e assustados não ousaram movê-la, muito menos desarmá-la.  Lá permaneceu por anos durante o governo de Franco como um símbolo de  morte, do poder do regime e do castigo de quem se revelou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dia de primavera, pela manhã, Julen se cansou dos detalhes da paisagem que arruinava a praça, procurou por ferramentas e decidiu desmontar e remover o dispositivo.  Nas primeiras horas trabalhou sozinho, ao meio-dia já contava com a ajuda dos amigos. (Porque se há algo pelo que morrer, que seja com os amigos) No meio da tarde, todas as pessoas da cidade já estavam na praça, na expectativa e colaborando como podiam.

Ao anoitecer, eles a desarmaram, entraram em uma carroça e decidiram que iam levá-la para a cidade vizinha, onde ficava a sede municipal da região. Mas o interessante da história foi o que encontraram dentro da ponta da bomba.  Lá, junto com cabos e pedaços de metal, eles encontraram um papel manuscrito que continha apenas algumas palavras.  Achavam que poderia indicar o local onde foi feito, seus componentes ou algumas instruções de uso, mas mesmo assim despertou a curiosidade das pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Claramente não estava em vasco, espanhol ou inglês.  Aparentemente era alemão.  Na aldeia, só havia uma pessoa que conseguia decifrar a escrita: Mirentxu, que quando criança, por causa do trabalho do pai, havia passado alguns anos em Hamburgo.  Mirentxu estava como era natural, na praça.  Ela foi solicitada e assumiu o papel.  Demorou não mais de meio minuti em ordenar as palavras e a gramática na sua jovem mente. Finalmente, para cortar o suspense disse olhando para todos os seus vizinhos (que ao mesmo tempo a olhavam em silêncio): “No papel está escrito o seguinte: Saudações de um operário alemão que não mata  inocentes”.

Ninguém saiu da praça nas horas seguintes.  Eles discutiram, conjeturaram e interpretaram o manuscrito de mil maneiras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, antes da meia-noite, o povo decidiu por unanimidade que a bomba não iria embora, até mesmo voltaria ao seu lugar.  A partir daquele momento, a bomba na praça passou a simbolizar a resistência, o fim do medo e o poder de um povo com consciência de classe.  Tudo isso como um presente de um trabalhador alemão que, em meio à ditadura nazista, arriscou a pele e deixou claro que nem o medo nem o regime seriam capazes de torná-lo um monstro a mais. 

Histórias como essa da pequena cidade dentro do país vasco nos ensinam algo bem simples: sob regimes de violência e morte não existe neutralidade, se você faz parte de um regime de morte, você o sabota desde dentro. Não se trata de bandeiras políticas, se trata de empatia com os outros, de leituras sobre o lugar dos outros. Lembre bem disso: se você faz parte de um regime de morte, sabote-o desde dentro, que a história irá lhe retribuir com o melhor prêmio reservado a um ser humano: a imortalidade junto aos que lutaram do lado certo da história.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO