CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Altamiro Borges avatar

Altamiro Borges

Altamiro Borges é responsável pelo Blog do Miro - Uma trincheira na luta contra a ditadura midiática

518 artigos

blog

Justiça anula punição a racista do Mackenzie

A juíza federal Sílvia Figueiredo Marques, da 26ª Vara Cível de São Paulo, concedeu liminar ao estudante de direito Pedro Bellitani Baleotti, expulso da Universidade Presbiteriana Mackenzie por gravar e divulgar dois vídeos racistas durante as eleições de outubro passado. A decisão da "Justiça" gerou reação no Mackenzie e nos movimentos antirracistas

Justiça anula punição a racista do Mackenzie
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na semana passada, a juíza federal Sílvia Figueiredo Marques, da 26ª Vara Cível de São Paulo, concedeu liminar ao estudante de direito Pedro Bellitani Baleotti, expulso da Universidade Presbiteriana Mackenzie por gravar e divulgar dois vídeos racistas durante as eleições de outubro passado.

Alegando ter encontrado "irregularidades" no processo disciplinar, a juíza ordenou o "imediato restabelecimento do vínculo" do aluno com a instituição, garantindo a sua matrícula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, a magistrada manteve a suspensão do racista das aulas devido à "animosidade" instalada no campus.

Só para relembrar, em um dos vídeos o fascista metido a valentão aparece com a camiseta do "mito" Jair Bolsonaro e rosna: "Indo votar ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco pra ver um vadio vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo. Ó, tá vendo essa negraiada (aponta a câmera para uma moto ocupada por duas pessoas), vai morrer, vai morrer, é capitão, caralho!".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em outro vídeo, o mesmo aloprado aparece no interior de um apartamento manuseando uma arma de fogo e berra: "Capitão levanta-te, hoje o povo brasileiro precisa de você".

As cenas revoltaram estudantes e professores do Mackenzie e a direção da universidade decidiu pelo seu desligamento em 14 de novembro. O racista também foi demitido do escritório de advocacia DDSA em que fazia estágio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância da Policia Civil indiciou o estudante com base no artigo 20, parágrafo 2, da Lei do Crime Racial 7.716/89: "Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, estando sujeito a reclusão de dois a cinco anos e multa".

As punições, porém, não deram em nada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão da "Justiça" gerou reação no Mackenzie e nos movimentos antirracistas.

O Coletivo Negro Afro Mack, que apoiou os atos contra o fascistoide em 2018, publicou nota nas redes sociais lamentando o ocorrido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"É com profunda consternação que anunciamos que o aluno Pedro Baleotti, o qual foi expulso por declarações racistas, poderá voltar frequentar a Universidade Presbiteriana Mackenzie".

O coletivo também conclama a prosseguir na luta pela punição do racista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Contamos, mais uma vez, com o apoio da comunidade e sociedade nesta luta que não é só nossa. Pela permanência e bem-estar de toda a comunidade universitária, para que possamos seguir sendo diversos e plurais".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO