CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Kotscho avatar

Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho é jornalista e integra o Jornalistas pela Democracia. Recebeu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e é autor de vários livros.

330 artigos

blog

Lá onde o Brasil salva vidas e ainda cultiva a velha solidariedade

"No mesmo Brasil dos procuradores da Lava Jato que debocham do sofrimento e da morte, há cidadãos que resistem e se dedicam a celebrar a vida a todo momento, da recepção ao centro cirúrgico, passando pelas enfermarias, ambulatórios e chegando até a brinquedoteca", escreve o jornalista Ricardo Kotscho, do Jornalistas pela Democracia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia

A vida de repórter não é fácil, mas às vezes é muito boa. Nos acalanta com surpresas encantadoras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Passei o dia hoje num hospital perto da minha casa onde as pessoas não apenas salvam vidas, mas ainda cultivam a boa e velha solidariedade humana.

Nesses meus 55 anos de estrada na reportagem, sempre persegui histórias com final feliz, mas ultimamente elas têm sido cada vez mais raras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando isso acontece, renovo minha confiança no ser humano, tenho vontade de abraçar as pessoas, beijar as crianças, contar pra todo mundo o que descobri.

Neste caso, porém, a matéria ainda levará algum tempo para ser concluída e publicada na Folha, mas hoje já queria dividir minha felicidade com os leitores deste Balaio, que em setembro completa 11 anos no ar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nela contarei a saga de uma família muito simples do interior nordestino para salvar duas crianças, que estariam condenadas à morte, se não tivessem sido amparadas por um grupo de profissionais incansáveis na sua permanente luta pela vida.

A missão deles não se esgota ao final de uma cirurgia bem sucedida, mas estende-se pelas semanas e meses seguintes, para amparar a família e permitir um tratamento adequado e humano aos pequenos pacientes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns deles já passaram dos 30 anos, e a história de cada um não se apaga com o tempo, na memória desses médicos e de suas equipes de dedicados profissionais.

Por ser algo incomum na vida de um repórter neste país em que hoje apenas sobrevivemos, mal e porcamente, onde se cultua a morte, a destruição e o ódio, a foto acima serve certamente de alento para os desalentados e de esperança para quem já está jogando a toalha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para que ela fosse possível, os pais dessas crianças receberam ajuda não só das suas famílias e amigos lá do sertão, mas também de gente da cidade grande que ainda não perdeu a condição humana.

No mesmo Brasil dos procuradores da Lava Jato que debocham do sofrimento e da morte, há cidadãos que resistem e se dedicam a celebrar a vida a todo momento, da recepção ao centro cirúrgico, passando pelas enfermarias, ambulatórios e chegando até a brinquedoteca.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cada novo dia a batalha recomeça. Ninguém ali tem hora certa para entrar ou sair do trabalho, há sempre algo mais importante a ser feito do que reclamar da sorte ou do salário.

Certa vez, num programa “Roda Viva”, perguntei a Adib Jatene, o grande cirurgião, que na época era ministro da Saúde, se ele não tinha medo de morrer do coração, tal era sua cruel jornada de trabalho, em diferentes cidades e com múltiplas responsabilidades.

Com um sorriso largo no rosto, o médico abriu suas mãos grandes e desdenhou da minha pergunta:

“Não, meu filho, o trabalho não mata ninguém. O que mata é a raiva. É não poder fazer o que você gosta e ser obrigado a fazer o que não gosta”.

Jatene fazia o que gostava e morreu de um ataque sorrateiro do coração.

Mas, com certeza, morreu feliz.

Nada pode existir de mais sublime do que poder salvar a vida de uma pessoa, ainda mais de uma criança.

Vida que segue.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO