CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Gustavo Conde avatar

Gustavo Conde

Gustavo Conde é linguista.

282 artigos

blog

Luiz Fux agoniza na própria insignificância

"O despacho redigido por Fux para proibir a entrevista de Lula, por exemplo, será para sempre uma das peças mais grotescas da literatura jurídica brasileira. Curtinho, mal escrito, furado como um queijo suíço, indisfarçável no seu ressentimento partidário e pleno do mais profundo e esdrúxulo totalitarismo", diz o linguista Gustavo Conde a respeito da censura imposta por Fux à entrevista do ex-presidente Lula

Luiz Fux agoniza na própria insignificância (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ministro Luiz Fux tem vários problemas internos, que decorrem da sua estrutura subjetiva. São problemas de ordem corporativa, técnica, existencial e espiritual.

No campo corporativo, sua frustração é comovente. Fux foi nomeado para o STF depois de implorar muito ao governo petista do presidente Lula. Ele se humilhou nos corredores de Brasília e essa história é largamente conhecida no STF. Deve ser difícil para ele transitar naquela corte e olhar nos olhos de seus pares.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nem Alexandre de Moraes se rebaixou tanto pela nomeação, já que, no caso deste, foi só mostrar serviço na investigação do vazamento de fotos da senhora Marcela Temer e passar o rolo compressor em cima do acusado, um reles pé-de-chinelo digital.

Ali, Moraes ganhou a nomeação. Um puxa-saquismo tosco, servil, mas que, de fato lhe 'serviu' como passaporte à corte suprema, a despeito da anuência de Alckmin, seu bem-feitor na província do Tucanistão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A nomeação de Fux foi muito mais humilhante. Ele se rastejou para José Dirceu, dizendo que 'matava o mensalão no peito'.

Nem Dirceu, nem ninguém, no entanto, teve a capacidade de acreditar naquelas 'promessas rastejantes' de Fux. Em primeiro lugar, porque elas eram da ordem do cômico. Um juiz que quer ir para a alta corte tentando acertos prévios em votações deveria, na verdade, ter sido denunciado. É disso que Fux tem medo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PT errou em não expor a baixeza moral deste eterno pretendente a ministro.

O problema é que os outros 10 ministros sabem dessa assimetria técnica que habita a personalidade de Luiz Fux. O convívio ali não deve ser, realmente, uma tarefa fácil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fux, no entanto, tem mais 'problemas' em seu horizonte subjetivo. Sua limitação não é só de ordem técnica-corporativa. Ele acusa déficits de interpretação básica de texto que, a rigor, alinham-se a questões existenciais.

O juiz carioca daria um excelente integrante da Lava-Jato, uma vez que o que mais caracteriza esse nicho jurídico de poder é a precariedade cognitiva no regime dos pressupostos. O QI médio de um integrante da Lava-Jato - se o teste for feito com rigor - tende a ser abaixo da média.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O despacho redigido por Fux para proibir a entrevista de Lula, por exemplo, será para sempre uma das peças mais grotescas da literatura jurídica brasileira. Curtinho, mal escrito, furado como um queijo suíço, indisfarçável no seu ressentimento partidário e pleno do mais profundo e esdrúxulo totalitarismo.

Luiz Fux pressupõe que o povo brasileiro é burro como ele - o que se explica através da psicanálise: é a projeção de si no outro. O ministro 'café-com-leite' mergulha na premissa inacreditável de que o povo não saberá entender que Lula estará dando só uma entrevista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O glorioso ministro acha que a entrevista de Lula pode "atrapalhar o processo eleitoral", que o "povo" será confundido na iminência das eleições.

É, de fato, o discurso que tem grassado nos corredores do golpe midiático-judicial. Quer-se proibir a pronúncia do nome de Lula nos programas partidários, quer-se proibir a palavra Lula em cartazes de campanha (ou em qualquer outro lugar), quer-se proibir a fotografia de Lula, esteja ela aonde estiver.

É o velho oeste judicial brasileiro: 'procura-se vivo ou morto'.

Fux, no entanto, atende a uma demanda emergencial da Rede Globo e congêneres para 'cadenciar' o crescimento irresistível da candidatura do PT e da consagração de Lula.

Estão, na verdade, ele e Globo, fazendo mais um favor a Lula. Porque é óbvio que Lula vai ficar ainda mais forte depois de mais essa loucura do nosso vírus golpista inoculado nas narinas avantajadas do STF.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO