CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

Lula, a política externa e os EUA

A história está cheia de golpes patrocinados ou apoiados pelos americanos, quando lhes convém

Lula (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Brasil tornou-se um "player" nas relações internacionais em razão da política externa independente, pacifista  e multilateral do governo Lula. Mais do que pragmática, ela se assentava em princípios bem definidos sobre o não alinhamento aos interesses comerciais e estratégicos americanos. Daí a importância dada ao processo de integração regional na América Latina como contrapeso à pressão norte-americana por acordos bilaterais. 

A entrevista de Lula à revista TIME criticando o presidente da Ucrânia, depois da crítica do papa, causou um "frisson" em certos meios, que acham que o ex-presidente em tese acertou, mas estrategicamente errou. Para esses setores suas declarações poderiam atrapalhar o apoio americano  à lisura  das eleições  brasileiras, tendo o governo americano por fiador. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa posição merece comentários. Primeiro, Lula só  reafirmou seu compromisso com uma política externa independente e multilateral pela qual o Brasil granjeou respeito internacional  e aumentou suas exportações comerciais. Segundo, não há nenhuma garantia  de que o governo Biden vá ajudar a respeitar o resultado das eleições brasileiras.

Ao contrário de nossa política externa, a política externa americana não tem princípios e nem amigos, só "bussines", interesses e conveniências.  Quando se trata da democracia dos outros, não têm a menor consideração ou respeito. A história está cheia de golpes patrocinados ou apoiados pelos americanos, quando lhes convém.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

PS. Há outras críticas de direita e de centro feitas contra a entrevista. Mas me dispenso de comentá-las.  São dos aliados da OTAN e dos americanos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO