CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Renato Rovai avatar

Renato Rovai

Renato Rovai é editor da Revista Fórum

325 artigos

blog

Lula deveria pedir desculpas ao PSOL

O PSOL foi o primeiro partido a soltar uma nota condenando o julgamento político de Moro. O PSOL votou unido contra o impeachment de Dilma. O PSOL teve um comportamento exemplar nas lutas de resistência contra o golpe

O PSOL foi o primeiro partido a soltar uma nota condenando o julgamento político de Moro. O PSOL votou unido contra o impeachment de Dilma. O PSOL teve um comportamento exemplar nas lutas de resistência contra o golpe (Foto: Renato Rovai)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na entrevista que concedeu ontem aos jornalistas José Trajano, Juca Kfouri e Antero Greco, o ex-presidente Lula cometeu um deslize quase juvenil ao tratar o PSOL como um partido de moleques mimados.

Sim, Lula não disse essa frase. Mas foi este o sentido político da sua resposta. Segue o trecho pra quem ainda não leu:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A única coisa que e desejo é que eles ganhem alguma coisa, eu quero que eles governem a cidade do Rio de Janeiro. Quando eles governarem a cidade do Rio do Janeiro, metade da frescura deles vai acabar. Eles vão perceber que não dá pra gente nadar teoricamente. Você não pode ficar na beira da praia falando ‘você dê uma braçada pra cá, uma braçada pra lá, levanta a cabeça…’. Entra na água e vai nadar, pô! Então eu quero que eles governem uma cidade. Depois que eles governarem uma cidade eles vão compreender que nem o Sarney, quando foi em 2006 [1986], que elegeu 323 deputados constituintes e 23 governadores, conseguiu governar”. E conclui afirmando que: “O problema é o seguinte: eles ‘se acham’. Sabe aquele cara que levanta de manhã, vai no espelho e fala, ‘espelho, espelho meu: tem alguém mais fodido que eu? Tem alguém mais sério do que eu? Tem alguém mais honesto que eu, mais bonito que eu, mais sabido que eu?”

Lula tem o direito de pensar isso. De falar isso numa reunião de família. De até conversar num botequim dessa forma. Mas não deveria fazê-lo em público, porque nesta situação ele não é o Lula amigão da galera. É um ex-presidente da República que precisa respeitar seus aliados, principalmente os que estão defendendo-o publicamente do imenso ataque que está vivendo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PSOL foi o primeiro partido a soltar uma nota condenando o julgamento político de Moro.

O PSOL votou unido contra o impeachment de Dilma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PSOL teve um comportamento exemplar nas lutas de resistência contra o golpe.

Entre os 30 melhores parlamentares do Congresso, o PSOL consegue ter praticamente toda a sua bancada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também acho que vai fazer imenso bem ao PSOL ganhar prefeituras e ter que lidar com uma realidade cada vez mais complexa de gestão pública no país.

Também acho que hoje é mais difícil governar do que na década de 80 ou 90, como algumas lideranças do PSOL governaram quando eram petistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também considero que há entre a militância do PSOL um segmento que se comporta como se fosse a última bolacha do pacote da política.

Mas e aí?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso é o que importa neste momento?

É possível e é preciso generalizar o PSOL desta forma?

Se é, os petistas terão que engolir generalizações muito mais duras.

Por isso, sem querer me meter aonde não fui chamado, se fosse Lula ligaria para o presidente do PSOL e pediria desculpas. Faria o mesmo com Jean Wyllys, Erundina e outros deputados que têm sido aliados de primeira hora.

Seria algo que o deixaria ainda maior do que é. E Lula é, sim, muito grande. A maior liderança viva do Brasil. E talvez a maior da sua história. O tempo nos encarregará de ver isso melhor.

Até por isso, uma ação dele neste sentido seria um sinal. Um imenso sinal de que é hora de se fazer política mais generosa com aliados. E menos irônica. Menos provocativa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO