CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2473 artigos

blog

Lula e a escolha de Sofia

"Se os recursos de Lula à terceira e à quarta instâncias não forem julgados até 17 de setembro, Lula terá de fazer uma escolha de Sofia. É a data fatal para troca de candidatos. O dia em que os nomes irão para a urna eletrônica e não poderão mais ser trocados. Se Lula resolver continuar candidato a partir dessa data mesmo sem saber se os recursos serão acolhidos poderá até ganhar a eleição, mas, se depois dela perder a parada, seus votos serão anulados", diz o colunista Alex Solnik

Lula e a escolha de Sofia (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quarta que vem, dia 15, Lula será registrado como candidato oficial do PT à presidência da República. O vice é Fernando Haddad. Até o dia 20, o MPF pode pedir oficialmente a sua impugnação por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa. A defesa, então, terá sete dias para recorrer. Entrega seu recurso dia 27. Se o recurso for rejeitado, a defesa tem ainda três dias para submeter um novo recurso à apreciação do TSE. Estaremos então no dia 30 ou 31 de agosto, primeiro dia do horário gratuito em TV e rádio. Se o TSE rapidamente e de forma definitiva recusar o registro, a defesa recorre imediatamente ao STJ e ao STF.

   Enquanto esses recursos não forem julgados, Lula continua candidato. Em outras palavras, continua aparecendo nas pesquisas e no horário eleitoral. Haddad, no entanto, não poderá mais aparecer em pesquisas. O PT não poderá monitorar a transferência de votos de Lula para ele. Lula também não estará nos debates, mas para quem está em primeiro lugar o debate não acrescenta nada. O importante é o horário eleitoral fixo. E os filmetes de 30 segundos nos intervalos comerciais das TVs.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   O PT tem o segundo maior tempo e quatro filmetes de 30 segundos por dia em rede nacional de TV. Não vai se ocupar em atacar adversários. O líder não precisa. Precisa apenas fazer uma campanha propositiva. A outra preocupação da campanha deverá ser popularizar Haddad. Quanto mais aparecer ao lado de Lula melhor para o PT.

   Se os recursos de Lula à terceira e à quarta instâncias não forem julgados até 17 de setembro, Lula terá de fazer uma escolha de Sofia. É a data fatal para troca de candidatos. O dia em que os nomes irão para a urna eletrônica e não poderão mais ser trocados. Se Lula resolver continuar candidato a partir dessa data mesmo sem saber se os recursos serão acolhidos poderá até ganhar a eleição, mas, se depois dela perder a parada, seus votos serão anulados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   A outra opção será indicar Haddad em seu lugar nesse dia, haja ou não definição sobre Lula. E passar a outra metade da campanha torcendo para que suas intenções de voto sejam transferidas majoritariamente para ele.

   O dia 17 de setembro será, portanto, muito mais importante e decisivo que o dia 15 de agosto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
 
 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO