CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Urariano Mota avatar

Urariano Mota

Autor de “Soledad no Recife”, recriação dos últimos dias de Soledad Barrett, mulher do Cabo Anselmo, entregue pelo traidor à ditadura. Escreveu ainda “O filho renegado de Deus”, Prêmio Guavira de Literatura 2014, e “A mais longa duração da juventude”, romance da geração rebelde do Brasil

410 artigos

blog

Lula e a esperança

Queiram os iluminados ou não, Lula está de volta. E seja o que o povo quiser

Queiram os iluminados ou não, Lula está de volta. E seja o que o povo quiser (Foto: Urariano Mota)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A maior liderança popular do Brasil – mais de um brasileiro diria que de toda América Latina, e mais de um latino diria que de todas Américas, e mais de um pernambucano diria que de todo o mundo -, ou em resumo com modéstia, o ex e futuro presidente Lula está de volta ao Recife. De volta, é só um modo de dizer. Ninguém reencontra o mesmo rio, mas me refiro a outro sentido também. Quero dizer, Lula encontra um Pernambuco devastado, numa decadência profunda que é bem o retrato do Brasil. Aqui, em matéria de desgraça humana e material, Pernambuco reflete todos os lugares brasileiros. E acompanha, quando não lidera, as consequências do golpe que sofremos, de anulação de todos os direitos e garantias.

É nesta cidade do Recife que Lula vai ao comício hoje à noite. É nesta terra, onde por felicidade e fado suportamos a tempestade do desgoverno Temer, que Lula procurará dividir conosco o recomeço de um novo tempo. E no entanto é curioso o quanto alguns intelectuais, na pureza das mais puras concepções, não veem a urgência desta empreitada. Eu me refiro, entre outros, a Vladimir Safatle, que tem feito um trabalho de plantar urtigas no mato a ser limpo. Hoje, no artigo "Não haverá 2018", ele nos ensina do alto do posto de filósofo acadêmico:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Neste sentido, pautar todo debate político atual a partir do que fazer em 2018 é simplesmente uma armadilha para nos prender em uma batalha que não ocorrerá, para nos obrigar a naturalizar mais uma vez uma forma de fazer política, com seus 'banhos de Realpolitik', razão mesma do fracasso da Nova República e dos consórcios de poder que a geriram.

Melhor seria se estivéssemos envolvidos em um luta clara pela recusa dos modelos de 'governabilidade' que nos destruíram".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes, ele havia sido mais claro ou menos cauteloso:

" Como se fosse apenas um acaso, no dia seguinte à aprovação da reforma trabalhista o Brasil viu o artífice deste reformismo conciliatório, Luiz Inácio Lula da Silva, ser condenado a nove anos de prisão por corrupção...."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta semana, em vídeo ele se estendeu mais aqui https://www.youtube.com/watch?v=IwaTLtf5wW4 .

Nele, podemos concluir que o filósofo é arrogante. Como podemos descartar a bandeira que é a volta de Lula? È no mínimo um erro achar que do interior do nosso complexíssimo saber poderemos pautar a realidade. Por um lado, Safatle fala da esquerda como se fosse o "grilo falante", a consciência moral e última da esquerda. Mas de fora, à parte, numa gauche lunar. Isso enquanto cita de passagem Tocqueville. Por outro lado, é tão pretensioso, que vaticina, profetiza que não haverá 2018. Ele quer parar o tempo? Não seria mais prudente conhecer Alceu Valença na composição Embolada do Tempo? https://www.youtube.com/watch?v=urnRHAJOnx8

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Era bom e de melhor filosofia que o intelectual circulasse na periferia de São Paulo, nos grupos de poetas da periferia, no seio dos movimentos sociais que não desceram suas bandeiras. E, naturalmente, que voltasse à leitura da poesia, do romance, para não se conformar à perspectiva da nossa derrota como um destino.

Enfim, queiram os iluminados ou não, Lula está de volta. E seja o que o povo quiser.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO