CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ana Resende avatar

Ana Resende

Jovem parlamentar 2017 - MG/BR, poeta, universitária e aspirante a jornalista.

2 artigos

blog

Lula é uma ideia que deu certo

Lula é ascendência das classes baixas no poder. Lula é um passo bem dado na luta de classes. Era pra ser revolução, Lula era uma ideia democrática. Lula hoje é só luta

Lula nos braços do povo (Foto: Ana Resende)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lula é uma ideia e todo mundo sabe disso, tanto a esquerda que apoiou desde o início o maior presidente do Brasil e entende que a sua prisão é uma prisão política, quanto a direita que ainda bate panela como forma de protesto e aplaude o golpe na esperança de que agora seja o fim da corrupção. Lula é uma ideia que deu certo, e se não tivesse dado não teria sido julgado sem provas e não estaria hoje atrás das grades, de vilão à herói da nação. Lula veio de baixo e a elite nunca suportou ver um metalúrgico presidente do Brasil, Lula colocou mais pessoas de baixo lá em cima e deu direito aos que nunca foram vistos, colocou pobre no aeroporto, filho de empregada doméstica na faculdade pública e milhares de jovens negros e negras se formaram advogados, médicos, professores e engenheiros. Lula não cansado de ser ousado, botou uma mulher na presidência, a primeira mulher presidenta do Brasil foi eleita, plano de Lula, oposição à elite, a ideia de Lula deu certo, mas mulher não pode, não nessa sociedade branca, velha e machista, tira logo Dilma, Tchau, querida! Lula ladrão, tirou a exclusividade da elite e levou pra favela. Lula é uma ideia. Lula é uma ideia que deu certo.

Lula é a ideia da universalização do ensino, e foi possível ver milhões de jovens brasileiros e brasileiras desbravando o mundo com o Ciência sem Fronteiras. Lula é uma ideia que levou luz e saneamento básico para comunidades carentes que viviam a luz de velas, e colocou dentro das casinhas mais simples do sertão nordestino a primeira televisão, a primeira geladeira. Lula deu a chance de milhares de crianças que viviam em extrema pobreza estarem nas escolas, terem o direito a uma educação básica inclusiva e ganharem o pão básico para a sobrevivência. Lula é uma ideia e Bolsa Família é sobrevivência e não vivência, ok!? Lula é um projeto de vida, vida digna para todas e todos. Lula é ascendência das classes baixas no poder. Lula é um passo bem dado na luta de classes. Era pra ser revolução, Lula era uma ideia democrática. Lula hoje é só luta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ideia Lula é universal e ganhou o mundo, as escolas, as empresas, as universidades públicas e privadas, agora ela é difundida mundo a fora e defender o Lula nesse momento de choque histórico – principalmente para a juventude que pela primeira vez vive um momento tão tenso na história da democracia – não é defender um partido ou uma pessoa física. É defender um sonho, a perspectiva de um país melhor, é defender a cultura do amor em meio a tanto ódio já rotineiro. É defender o pouco que nos resta de democracia. Defender o Lula, a ideia Lula é defender que gozar do direito e da justiça deve ser antes de tudo um gozo consciente, que não é certo rasgar a Carta Magna do país e sair como herói. Defender a ideia Lula é entender que a corrupção não acaba e nem começa aqui e que a culpa sem provas é injustiça pura, Lula é um preso político, um preso político como os de cinquenta anos atrás. E a história das prisões políticas, do caos ditatorial, da censura vocês já sabem.

A ideia Lula é censurada como foram as músicas de Chico, Caetano e Gil na época da ditadura. A Globo não faz por menos e cumpre seu papel no golpe, a mídia sempre vai ter papel certo na construção do golpe, e esse é televisionado dia a dia, talvez não venha descarado e você nem perceba, mas sorria você está sendo manipulado. Verde e amarela é a TV brasileira. Não está perto disso acabar. A ideia Lula é maltratada porque é contra o sexismo, o machismo, o racismo e a homofobia. O homem Lula está preso pra tirarem a liberdade e a força que a ideia Lula tem sobre a nação. Ele não pode voltar pra presidência. O preto e pobre não pode voltar a vencer. A mulher tem que voltar pra cozinha. O gay tem que voltar pro armário. O negro já devia estar na senzala outra vez. A elite não suporta. A elite brasileira "internacional" não está pronta para perder o seu lugar outra vez. A ideia Lula é ameaça. A elite brasileira representada pela mídia, a justiça, as grandes empresas se unem. Acordo, grande acordo, com o Supremo, com tudo, nacional, esse é o nome.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Chico já disse naquela melodia que enchem os olhos de brasileiros e brasileiras que como eu estão dispostos a difundir a ideia Lula por aí, "apesar de você amanhã há de ser outro dia".Lula é luta. Lula é o fim da intervenção militar no Rio de Janeiro, Lula é o fim dos cortes e reajustes que só tiram do pobre e enriquece ainda mais o rico. Lula é preso agora porque ousou libertar as amarras da sociedade burguesa há um tempo atrás. Lula é a história que a gente ainda pode construir se não matarem de vez a ideia Lula assassinada como Marielle foi, crime hediondo que não vai ser investigado, crime de ódio, prisão de ódio. Não pode haver grito da minoria. A elite não suporta. A elite tem seu lugar no mundo - e na janela batendo panela - a elite é dura, ela mata! Marisa, presente! Marielle, presente! Anderson, presente! Marias e Josés de luta, presente! Lula, presente! Somos morte e vida. Lula vale a Luta! Amanhã vai ser outro outro dia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO