CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Zambarda avatar

Pedro Zambarda

Jornalista, colaborador do Diário do Centro do Mundo, editor do Digiclub, página de tecnologia no Brasil 247, e colunista de política do Storia

33 artigos

blog

Lula está preso mas mandou sua mensagem: qualquer um pode chegar lá

Mesmo que Lula permaneça preso e que nenhum tucano sofra as mesmas consequências, a mensagem de Lula deu certo. Mesmo com as críticas que existem ao PT, o plano lulista e o projeto de poder popular funcionaram. Se não tivessem funcionado, São Bernardo não teria fervido naquela sexta e naquele sábado quentes de abril

Mesmo que Lula permaneça preso e que nenhum tucano sofra as mesmas consequências, a mensagem de Lula deu certo. Mesmo com as críticas que existem ao PT, o plano lulista e o projeto de poder popular funcionaram. Se não tivessem funcionado, São Bernardo não teria fervido naquela sexta e naquele sábado quentes de abril (Foto: Pedro Zambarda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ex-presidente Lula estava já no carro da Polícia Federal, indo para o cárcere em Curitiba, quando finalizei minha cobertura jornalística em São Bernardo e estava na casa de uma amiga da minha namorada. Na ocasião, conversamos sobre o significado daquele acontecimento.

"É um dia triste, mas há algo positivo nisso tudo. Na frente do sindicato, ele deixou claro qual era a sua mensagem: qualquer um que tentar, como Lula fez, um dia chega lá".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na mesma hora que comentávamos sobre isso, os grupos de WhatsApp fervilharam com pessoas públicas e outras comuns trocando seus apelidos e nicks na internet para "Lula" e variantes.

Os opositores do ex-presidente, e do PT, tentaram emplacar as imagens dele sendo levado para a prisão. A revista Veja estampou um desenho de seu rosto atrás das grades. O jornal O Globo tratou de narrar o seu café da manhã em tom de vexame. Um áudio de um piloto de Curitiba afirmou que deveria jogar Lula do avião, publicado no Jornal do Brasil. O circo, depois da comoção do contato do ex-presidente com o povo, se armou em torno de sua figura como de costume.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O fogo da prisão de Lula agora se acalma e o que roda na imprensa são indícios de possíveis investigações da Lava Jato envolvendo Eduardo Azeredo, Aécio Neves e Geraldo Alckmin. Sinceramente, como observador de tais fatos, acho difícil que a prisão chegue ao PSDB.

Muito além das minhas convicções ideológicas, os tucanos representam muito mais do que a "direita" no Brasil. Assim como o MDB de Temer, esses partidos na verdade constituem parte da elite brasileira. Por isso, é difícil imaginar que a própria elite mande ela mesma para trás das grades. Eles não se prejudicam. O caso de Marcelo Odebrecht e de outros empreiteiros é distinto porque, de certa forma, eles foram estigmatizados pelo crescimento nos anos do Partido dos Trabalhadores no poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, mesmo que Lula permaneça preso e que nenhum tucano sofra as mesmas consequências, a mensagem de Lula deu certo.

Mesmo com as críticas que existem ao PT, o plano lulista e o projeto de poder popular funcionaram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se não tivessem funcionado, São Bernardo não teria fervido naquela sexta e naquele sábado quentes de abril. Os gritos de força e de resistência não vinham só de petistas. Vieram de outros partidos de esquerda, de gente comum que prosperou e até de membros da elite que perderam o preconceito com a esquerda.

Mesmo com a prisão, Lula mostrou que qualquer um pode chegar ao poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Este texto, esta reflexão, começou em tom bem menos pessoal e quero que ela seja encaminhada ao ex-presidente. Parabéns, Lula, você chegou lá e nos mostrou que isso é, sim, possível.

Esta é a minha carta para Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E, parafraseando Antonio Cândido, o Brasil andará (e andou) através de um governo com o povo.

Não longe dele. E isso precisa nos inspirar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO