CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Lula reinventado

"Esse deve ser o próximo capítulo da saga do Lula reinventado: não basta dar o toque de unidade, é preciso agora deixar mágoas de lado e conversar com o resto da oposição", escreve a jornalista Helena Chagas

Ex-presidente Lula em pronunciamento de 7 de setembro (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para o Jornalistas pela Democracia

O Lulinha Paz e Amor morreu mesmo naquela cadeia de Curitiba em que passou 580 dias. Mas o Lula que falou aos brasileiros neste sete de setembro também não foi o sujeito amargo e avesso a entendimentos que saiu da carceragem da Polícia Federal. Nesses dez meses, Lula parece ter ruminado e digerido a mágoa para ressurgir em sua essência, a do político capaz de se identificar com o sentimento da maioria dos deserdados e se comunicar com essas pessoas. Esse Lula reinventado não mostra mais as covinhas no sorriso fácil, mas ainda enverga o figurino do líder de massas ao discorrer sobre os principais tormentos dos brasileiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula bateu duro e forte no governo Bolsonaro. Disse, por exemplo, que o atual presidente transformou em “arma de destruição em massa”o coronavírus — que, apesar da vontade de muita gente, continua sendo o principal drama brasileiro neste momento. Falou especialmente das mortes de pobres e pretos, mas também das normas da OMS que a classe média vê serem desobedecidas diariamente.

O ex-presidente delimitou suas fronteiras ideológicas ao atacar as elites conservadoras, “os que se julgam donos do Brasil” que, segundo ele, nunca se conformaram com o processo de ascensão social dos pobres e acabaram levando Jair Bolsonaro à presidência. Foi quando, prosseguiu, “milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas”. E não esqueceu de se dirigir a um largo público ao afirmar que “o povo não quer comprar revólveres nem cartuchos de carabina, o povo quer comprar comida”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

LULA EM 2022

Ao se colocar à disposição para “juntos reconstruir o Brasil”, lembrando sua “longa vida”de 75 anos, Lula deu seu recado principal no plano político. Se não for impedido pela Justiça, estará na cédula de 2022, para horror daqueles que, tantas vezes, acharam que haviam matado a jararaca quando a viram ressurgir.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Junto às forças de centro-esquerda, o discurso foi bem recebido, a ponto de o governador do Maranhão, Flavio Dino, um claro pré-candidato em 2022, ter dito que, se Lula for candidato, ele o apoiará. Outros sentiram falta de um chamado mais direto a um diálogo que leve à união desse campo — sem a qual ficará difícil enfrentar eleitoralmente o bolsonarismo. E esse deve ser o próximo capítulo da saga do Lula reinventado: não basta dar o toque de unidade, é preciso agora deixar mágoas de lado e conversar com o resto da oposição.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO