CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

818 artigos

blog

Lula, sempre Lula

Apesar das repercussões positivas depois do forte pronunciamento do ex-presidente Lula no último sete de setembro, Emir Sader lembra que "Lula sempre esteve aqui. Mesmo vilipendiado, enterrado politicamente e na vida, desqualificado, marginalizado pela mídia. Desde que ele surgiu para a vida política do Brasil, ele faz parte das nossas vidas"

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“Lula voltou”, “Lula não pode ser cancelado”, “Lula como era antes” – não faltaram expressões para saudar o discurso de Lula no 7 de setembro. Alguns saudosos, outros surpreendidos – todos positivamente influenciados pelas palavras do Lula.

E, no entanto, o Lula sempre esteve aqui. Mesmo vilipendiado, enterrado politicamente e na vida, desqualificado, marginalizado pela mídia – Lula sempre esteve aqui. Porque, desde que ele surgiu para a vida política do Brasil, ele faz parte das nossas vidas, da vida do País, da memória e do imaginário de todos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns, pelo temor até mesmo reverente que têm por ele. Por ele ter, depois de três tentativas, sido eleito como o primeiro operário presidente do Brasil. Operário, nordestino, esquerdista, sobretudo humano, a imagem do Lula tornou-se a mais familiar de toda a política brasileira, em que tantos surgiram e logo desapareceram, mas Lula sempre esteve aqui.

Porque ele surgiu para reivindicar o salário de todos diante da política de arrocho salarial da ditadura. Lutou por todos nós, foi preso, resistiu, saiu apenas para ir ao enterro da sua querida mãe, a Dona Lindu, foi finalmente liberado, com dignidade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Livre, Lula seguiu lutando contra a ditadura e pela democracia. A greve liderada por ele quebrou a espinha dorsal da política econômica da ditadura e a condenou definitivamente.

Lula seguiu batalhando para que a democracia reencontrada não fosse apenas o restabelecimento formal das instituições e das eleições, mas fosse uma democracia que chegasse a todos, que democratizasse o acesso à terra, às empresas, ao sistema educacional, ao Estado, à cultura. Por tudo isso Lula foi candidato a presidente, como primeiro operário a ousar ocupar o lugar mais alto da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula passou a disputar o direito de governar o Brasil em nome de todos nós, dos trabalhadores, da grande maioria dos brasileiros.  Enfrentou pesos pesados da tradicional política brasileira, encarou-os frente a frente, foi massacrado pela velha mídia, mas mesmo derrotado, saiu sempre de cabeça erguida.

Lula passou a representar o combate à desigualdade, à fome, à miséria, à exclusão social, no País mais desigual do continente mais desigual do mundo. Representou a ideia de que todo brasileiro tem o direito a comer três vezes por dia, a não dormir com fome e com frio, a ter casa e acesso à educação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até  que a maioria dos brasileiros se convenceu de que Lula tinha razão e o elegeu para dirigir os destinos do Brasil. E Lula foi o melhor de todos os presidentes que o Brasil já teve.

Governou para todos os brasileiros, fez do Brasil um País respeitado no mundo, fez com que os brasileiros passassem a ter orgulho de serem brasileiros. Fez com que todos tivessem consciência do direito de viver melhor, fomentou os sentimentos de solidariedade entre todos os brasileiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mostrou que um presidente não precisa saber falar inglês, mas precisa entender a linguagem do povo, o que o povo quer, o que o povo diz. Passou a ser o brasileiro mais conhecido e mais respeitado no mundo. 

Milhões sonhavam com o Lula, alguns perdiam o sono pelo Lula. Lula foi acusado de forma injuriosa e mentirosa, foi preso sem provas, foi alijado de ter sido eleito no primeiro turno de novo presidente do Brasil, cargo do qual tinha saído alguns anos antes com 87% de apoio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula preferiu a prisão a sair do Brasil, a deixar o País. Encarou a prisão com toda a dignidade, se defendeu com provas e razões, saiu sem ceder em nada, mais forte ainda do que quando tinha sido preso.

Lula sempre esteve aqui, sua presença, mesmo quando não podia nos falar, sempre foi a mais importante da política brasileira, a mais próxima de todos nós. 

O que aconteceu no dia 7 de setembro foi simplesmente Lula de corpo inteiro, o maior líder político da história brasileira indignado com o que estão fazendo com o nosso País, com o País para o qual deu, continua dando e sempre dará o melhor de si mesmo.

É o Lula, o nosso Lula, o Luiz Inácio Lula da Silva, Luiz Inácio Lula do Brasil. O Lula sempre Lula.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO