CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Reginaldo Lopes avatar

Reginaldo Lopes

Economista e deputado federal pelo PT/MG

94 artigos

blog

Lutar por Lula é lutar pela democracia e pelo estado de direito

"Todos os olhares no Brasil estarão voltados para Porto Alegre no próximo dia 24 de janeiro. O julgamento de Lula, em segunda instância, definirá não apenas as condições políticas das eleições de 2018, como também o futuro do Brasil enquanto nação soberana", diz o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG); "Lula, mais do que nunca, representa a saúde da própria democracia brasileira. Primeiro porque é a maior liderança da oposição a um governo que não foi eleito. É o primeiro colocado em todas as pesquisas e venceria todos os adversários em qualquer situação", diz ainda o parlamentar

lula (Foto: Reginaldo Lopes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Todos os olhares no Brasil estarão voltados para Porto Alegre no próximo dia 24 de janeiro. O julgamento de Lula, em segunda instância, definirá não apenas as condições políticas das eleições de 2018, como também o futuro do Brasil enquanto nação soberana.

Uma eventual condenação pode permitir com que seja bem sucedido o objetivo final da elite no processo golpista que se iniciou no Brasil nos últimos anos; evitar com que Lula participe do processo democrático e que milhões de brasileiros percam seu maior representante na política.  Caso a condenação sem provas e sem crime seja concretizada, significará para o povo e para todos os brasileiros que sonham com um país mais justo, o início da campanha eleitoral de Lula nas ruas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso, é fundamental a resistência. Seguro de que Lula está sendo julgado pelo o que representa, pelo o que já fez e pode fazer pelo Brasil, aceitei o desafio de coordenar o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores (PT) de Minas Gerais.

O GTE decidiu em reunião organizar diversas atividades em defesa de Lula. No dia 13, comitês populares serão inaugurados pelas cidades mineiras. Em Belo Horizonte, a inauguração será ao meio dia, na Praça Sete. A composição dos comitês será para todos aqueles preocupados com o futuro da democracia brasileira. Comitês suprapartidários e intersindicais. É hora de juntarmos as forças da sociedade contra a injustiça e a interferência no processo democrático. No dia 21 de janeiro, será realizada uma plenária com juristas e no dia 22 diversas atividades nas cidades mineiras, como caminhadas e panfletagem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um grande ato foi marcado para o dia 23, às 17h, véspera do julgamento, na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte e no dia 24 ocorrerá uma concentração e ato político na frente da Justiça Federal, a partir das 7h30. Perto dali, na Praça da Assembleia, haverá outro ato durante o julgamento.

Lula, mais do que nunca, representa a saúde da própria democracia brasileira. Primeiro porque é a maior liderança da oposição a um governo que não foi eleito. É o primeiro colocado em todas as pesquisas e venceria todos os adversários em qualquer situação. No contexto atual, de desmonte de direitos, de reformas impactantes não discutidas com a sociedade, a candidatura de Lula se faz ainda mais necessária. Em um segundo lugar, porque Lula é vítima de arbitrariedades condenadas por juristas ao redor do mundo. Eles afirmam ter havido o uso de Lawfare, termo utilizado para designar o uso da Justiça para fins políticos, por parte das autoridades da operação que acusa o ex-presidente indevidamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por último, e não menos importante, o ex-presidente significa a resistência ao avanço reacionário que questiona direitos das mulheres e dos homossexuais, ofende publicamente os negros e prega o ódio e a intolerância. Defender Lula é defender a democracia, a pluralidade, o Estado de Direito e a inclusão social.

Os verdadeiros democratas não podem se furtar a essa defesa que não é só de Lula, e sim, do Brasil. A defesa é pela possibilidade de que haja construções políticas que não sejam as preferidas da nossa elite dirigente. É pela liberdade do povo votar em um presidente para chamar de seu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim como ocorreu com o presidente mineiro Juscelino Kubistchek, Lula sofre uma caçada judicial que deve ser amplamente denunciada. Precisamos ganhar ruas e praças contra a injustiça e pela democracia! O futuro do Brasil depende da nossa atuação e da nossa resistência.

Calendário de atividades: Suprapartidário , intersindical e intergeracional: 
 
13/1:  Inauguração dos Comitês Populares suprapartidários, intersindicais e intergeracionais em defesa da democracia e de Lula;
21/1:  Plenária com juristas ;
22/1:  Atos públicos nas cidades mineiras, como caminhadas e panfletagem;
23/1:  Grande ato em Belo Horizonte, na Praça Afonso Arinos, às 17h; 
24/1:  Concentração e ato político em frente ao prédio da Justiça Federal às 7h30;
         Ato político na Praça da Assembleia durante o julgamento;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO