CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2480 artigos

blog

Mandetta ganhou primeiro round

"Há dois governos em Brasilia: o do Bolsonaro e o de Mandetta. Em vez de capitalizar para si a popularidade do ministro, e aumentar seu capital político, Bolsonaro faz o movimento oposto, desmoraliza Mandetta, o que piora o seu ibope e o isola ainda mais", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Isac Nbrega/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

O sinal mais perceptível de que a casa do ministro Luiz Henrique Mandetta estava caindo foi o movimento de seus subalternos, que se lançaram a esvaziar gavetas, inclusive a dele, chamando a atenção de repórteres, ontem por volta das 5 da tarde. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O clima já estava para Mandetta cair: naquela manhã, o ex-ministro Osmar Terra publicou artigo na seção Tendências e Debates da Folha de S. Paulo  e havia almoçado com Bolsonaro e circulavam rumores de que o filho Eduardo indicara a dra. Nise Yamaguchi para o lugar dele. 

A notícia, assim que foi publicada na edição digital de "O Globo" - "Bolsonaro decide demitir Mandetta ainda hoje" -  provocou um terremoto nas redes sociais, derrubou a Bolsa, elevou o dólar, colocou em ação o presidente do Senado, Davi Alcolumbre que de imediato avisou seu correligionário e também ministro, Onyx Lorenzoni que a demissão não seria aceitável, movimentou os quatro generais do Planalto e até um panelaço fora de hora a favor de Mandetta ecoou nas capitais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Logo a seguir a notícia foi desmentida pela edição digital da revista Veja que atribuiu a permanência do ministro a pressão dos generais do Planalto.

Essas notícias foram publicadas durante a reunião ministerial, da qual Mandetta participava.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde que a treta Bolsonaro X Mandetta estourou, surgiu um fenômeno interessante: até mesmo opositores do governo Bolsonaro, até mesmo esquerdistas, até mesmo petistas passaram a defender Mandetta com unhas e dentes e o tratam como se ele não pertencesse ao governo, no que provavelmente estão certos. 

Há dois governos em Brasilia: o do Bolsonaro e o de Mandetta. Em vez de capitalizar para si a popularidade do ministro, e aumentar seu capital político, Bolsonaro faz o movimento oposto, desmoraliza Mandetta, o que piora o seu ibope e o isola ainda mais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar de Mandetta ter ganho o primeiro round e Bolsonaro ter ficado mais fraco - "o príncipe" se enfraquece ao recuar da sua palavra, ensina Maquiavel - nada indica que eles fumaram o cachimbo da paz nem que Bolsonaro desistiu de impor suas próprias ideias acerca do combate ao coronavírus, o que é típico de tiranos ignorantes.  

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO