CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Uczai avatar

Pedro Uczai

Mestre em história, professor e deputado federal pelo PT/SC

28 artigos

blog

Milhares de catarinenses vão ao encontro de Lula durante Caravana no Sul

O encontro sempre emocionante com o povo mostra o reconhecimento ao legado deixado pelos Governos Lula e Dilma no atendimento à população pobre do país, que antes ficavam às margens de políticas públicas

Milhares de catarinenses vão ao encontro de Lula durante Caravana no Sul (Foto: Reprodução / Twitter)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Caravana Lula pelo Brasil realizou grandes atos democráticos pelo Sul do País com mobilização, resistência e coragem. Milhares de pessoas enfrentaram sol e chuva para recepcionar o presidente Lula em Florianópolis, Chapecó, Nova Erechim e São Miguel do Oeste, nos dias 24 e 25 de março. O encontro sempre emocionante com o povo mostra o reconhecimento ao legado deixado pelos Governos Lula e Dilma no atendimento à população pobre do país, que antes ficavam às margens de políticas públicas.

O acesso à universidade de um filho de empregada doméstica ou de um jovem agricultor familiar é um dos principais resultados dos programas educacionais criados por Lula. Em Santa Catarina, foram criados 29 institutos técnicos federais e a Universidade Federal da Fronteira Sul, abrindo caminho para o ensino superior daquelas pessoas que não tinham condições de se deslocarem para estudar na capital. Apenas em Chapecó, as matrículas no ensino superior passaram de 6 mil para 17 mil, no período de 2003 e 2014. Foram concedidas 68 mil bolsas do Prouni e realizadas 394 mil matrículas no Pronatec.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos responsáveis por tirar o Brasil do vergonhoso Mapa da Fome, o Bolsa Família chegou a 498 mil pessoas no Estado. Para a maioria dessas famílias, esse programa significa o prato de comida na mesa, o filho na escola e um futuro melhor para essa criança. A comida na mesa foi a primeira preocupação do presidente Lula quando chegou ao Planalto, porque significa investimento no futuro do País.

O PAA (Programa de Aquisição de Alimento) foi criado por Lula, em julho de 2003, abriu um mercado para o agricultor familiar, que não tem condições de competir com grandes produtores em licitações públicas. Com o programa, o governo faz compra direta dos pequenos agricultores e os alimentos são distribuídos nas escolas públicas e hospitais, por exemplo. Essa iniciativa foi fundamental para fortalecer os agricultores catarinenses, que são em sua maioria trabalhadores do campo em pequenas propriedades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em suas andanças por Santa Catarina, Lula colheu os resultados do que ele plantou com esses e outros programas. Dalvana Cordazzo de Coronel de Freitas, agricultora familiar, viajou 22 quilômetros para encontrar Lula em Chapecó. Após o ato na praça, o presidente foi para o hotel a pé, escoltado pelo povo que gritava o seu nome. Foi lindo e emocionante! Em Chapecó ainda tivemos a chuva durante o ato, que trouxe a água que faz nascer, que faz renascer, que faz florescer a esperança do povo brasileiro. A esperança vence o ódio!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO