CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

695 artigos

blog

Militares que aderiram ao golpe permanecem no governo para garantir equilíbrio

Para Denise Assis, Jornalista pela Democracia, tanto o general Hamilton Mourão, quanto o general Villas Boas sabiam muito bem quem estavam colocando na cadeira de presidente; "Mourão, por tudo isto e o plus de poder assumir, caso a situação ficasse incontrolável. Villas, com a pretensão de manter o "equilíbrio" entre fazer um governo liberal e conter o tresloucado que poderia, por exemplo, entrar em guerra com a Venezuela. Por entender que são os "garantidores" da ordem pública e ter papel de "arbitragem" na sociedade, os militares permanecem"

Militares que aderiram ao golpe permanecem no governo para garantir equilíbrio (Foto: Marcos Corrêa/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o Jornalistas pela Democracia

Uma pergunta pulula na redes sociais e nas cabeças preocupadas com o destino do país, nos últimos dias: por que os militares, mesmo humilhados pelos filhos e pelo guru de Bolsonaro - aquele senhor de quem vou declinar o nome - continuam no governo?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para respondê-la, é necessário recuar alguns anos. Em 1993, ao ser entrevistado pelos pesquisadores do CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas, Maria Celina D'Araujo e Celso Castro, o ex-ditador Ernesto Geisel proferiu a seguinte frase: "Militares devem ficar fora da política partidária, mas não da política geral". Na mesma entrevista, declarou também que "todo político que começa a se "exacerbar em suas ambições" logo imagina uma revolução a cargo das Forças Armadas. Para ilustrar o que dizia, citou como exemplo o capitão Jair Bolsonaro, a quem classificou de "Um mau militar", atribuindo a ele, Bolsonaro, consecutivos pedidos de "um novo golpe".

"Neste momento em que estamos aqui conversando, há muitos dizendo: 'Temos que dar um golpe. Temos que derrubar o presidente! Temos que voltar à ditadura militar!' E não é só o Bolsonaro, não! Tem muita gente no meio civil que está pensando assim", disse Geisel.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Profético. Em 2013, ou seja, 20 anos depois desta declaração, cartazes e faixas surgiam nas ruas, nas manifestações contra o governo Dilma, pedindo um novo golpe militar. As palavras de ordem, porém, caíram no vazio. Durante todo o processo do impeachment, os militares permaneceram nos quartéis e se fizeram de mortos, embora todos soubessem que eles apoiavam o golpe desfechado contra o governo do PT, democraticamente eleito. E, se não intervinham, era mais para não vestirem o figurino do passado recente, do que por neutralidade no processo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E tanto é assim, que em momento fatal, quando o Supremo Tribunal Federal julgou sobre a prisão de Lula, o Comandante Geral do Exército, o general Villas Boas, usando da modernidade do Twitter, alertou sobre a possibilidade de rebelião nas tropas, caso os ministros optassem por deixar Lula livre para concorrer e, com certeza, vencer o pleito de 2018. Neste momento, estavam cumprindo à risca o que destacou Geisel em 1993. Estavam fora da política partidária, mas não da política de modo geral.

O que se seguiu, todos nós sabemos e desnecessário se faz recordar aqui. A menos que queiramos sofrer duas vezes. Jair Bolsonaro ganhou a presidência seja lá de que modo foi, com apoio das fileiras militares, e os convidou para fazer parte do governo. Ele, por ter certeza de que não dominava metade dos assuntos que iria enfrentar no comando do governo. Eles, porque conheciam o enfant terrible que estava sendo alçado ao poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Do ponto de vista dos militares, de perfil ideológico de direita conservadora, Jair Bolsonaro era a escolha mais certeira para varrer do poder o PT, de quem discordavam ideologicamente, mas era um "expulso" de suas fileiras por indisciplina. Ou seja, era o caminho, mas não a solução.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tanto o general Hamilton Mourão, quanto o general Villas Boas, ambos avalistas desta fatura, sabiam muito bem quem estavam colocando na cadeira de presidente. Alguém que arrastava as fileiras militares de baixas patentes, e mais um populacho que o chamava de "mito", mas não confiável o suficiente, para que o deixassem solto, flanando pelo Planalto. Por isto, para estar por perto, e não por outra razão, ambos aceitaram os cargos nos quais estão hoje.

Mourão, por tudo isto e o plus de poder assumir, caso a situação ficasse incontrolável. Villas, com a pretensão de manter o "equilíbrio" entre fazer um governo liberal e conter o tresloucado que poderia, por exemplo, entrar em guerra com a Venezuela. Por entender que são os "garantidores" da ordem pública e ter papel de "arbitragem" na sociedade, os militares permanecem. Mesmo sob ataques dos filhos e daquele senhor, de quem não convém dizer o nome.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO