CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Durval Ângelo avatar

Durval Ângelo

Deputado estadual (PT-MG), líder do governo na ALMG

50 artigos

blog

Minas deu exemplo de gestão nas Olimpíadas

Está chegando ao fim a maior festa mundial de confraternização entre os povos e o balanço da realização das Olimpíadas no Brasil é mais do que positivo, não somente para o Rio de Janeiro, sede dos jogos, mas também para outros estados, que souberam capitalizar o evento

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Está chegando ao fim a maior festa mundial de confraternização entre os povos e o balanço da realização das Olimpíadas no Brasil é mais do que positivo, não somente para o Rio de Janeiro, sede dos jogos, mas também para outros estados, que souberam capitalizar o evento. É o caso de Minas Gerais. As delegações olímpicas e paralímpicas que escolheram cidades mineiras como base foram só elogios, enaltecendo tanto a hospitalidade dos mineiros, quanto o clima ameno e a boa infraestrutura para treinos.

Delegações de 18 países, de quatro continentes - América, Europa, África e Ásia - escolheram Minas para aclimatação e preparação. Somente por Belo Horizonte passaram 190 atletas, de 17 modalidades, sendo 58 da delegação britânica. Outras cidades mineiras também receberam delegações, entre elas, Juiz de Fora, Lagoa Santa e Uberlândia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os benefícios para o Estado foram muitos, a começar pela divulgação internacional de Minas, tanto de suas competências esportivas, como de seu pontencial turstico: belezas naturais, cultura e gastronomia.Outros legados são o incentivo à prática esportiva, a melhoria de infraestrutura dos centros de treinamento e a troca de experiência entres atletas estrangeiros e locais.

A aproximação com o Reino Unido é um exemplo deste intercâmbio. Desde 2015, vinham sendo promovidos encontros para a troca de conhecimentos entre técnicos e atletas. Agora, o Consulado Britânico e o Governo de Minas preparam um termo de cooperação para promover o intercâmbio de pesquisadores brasileiros em universidades inglesas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O sucesso não foi por por acaso. Para atrair delegações, sediar o Torneio Olímpico de Futebol e o Tour da Tocha, o governo montou, em abril de 2015, o Núcleo de Articulação Minas 2016, integrado por várias Secretarias de Estado. A captação das delegações começou com o mapeamento de estruturas esportivas no Estado com padrão olímpico, sendo 16 delas visitadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Rio 2016. O levantamento foi incluído em uma cartilha, distribuída a autoridades em eventos esportivos internacionais. O resultado foi tão positivo que a província japonesa de Yamanashi, vizinha da cidade de Tóquio - sede das Olimpíadas de 2020 - buscou conhecer melhor a experiência para adotá-la como referência.

Além das delegações, destaca-se, ainda, a movimentação da economia, com o afluxo de turistas, em decorrêcia dos jogos no Mineirão. Por sinal, a infraestrutura montada em Belo Horizonte para receber os visitantes foi outro aspecto muito elogiado. Além das melhorias no trânsito, transporte e logística, merece destaque o aparato de segurança planejado com antecedência e com treinamento especial dos policiais para atuar neste período.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O mundo pode morrer de inveja, mas nós enxergamos e reservamos primeiro”, disse Paul Ford, chefe da delegação britânica. A declaração demonstra que nestas Olimpíadas, Minas provou ao Brasil e ao mundo que tem potencial, know how e gestão para receber os grandes eventos internacionais.  Parabéns, mineiros! Parabéns, governador Fernando Pimentel! 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO