CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Guilherme Coutinho avatar

Guilherme Coutinho

Jornalista, publicitário e especialista em Direito Público. Autor do blog Nitroglicerina Política

141 artigos

blog

Ministério sem ciência

Ricardo Veléz defende ideias que cientificamente nunca fizeram sentido. Ele fez do inexistente "Kit Gay" um inimigo a ser combatido, e usou métodos nada científicos para validá-lo

Ministério sem ciência
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Praticamente tudo pode ser explicado ao menos sob 2 pontos de vista: o religioso e o científico. As duas áreas, ciência e religião, na maioria das vezes, divergem fatalmente ao explicar os fenômenos da natureza e de nosso dia a dia. Enquanto os cientistas se apoiam no conhecimento adquirido e em métodos passíveis de teste e comprovação, a religião conta com conceitos subjetivos, como a fé, para reforçar seus entendimentos. Se é verdade que um método não exclui o outro, quando pensados em ambientes e situações diferentes, também é certo que ciência e religião não se misturam - ou não deveria se misturar - quando pensadas em conjunto.

Se jamais veremos um biólogo explicando o Gênesis bíblico em um culto religioso, não deveria ser razoável, da mesma forma, vermos pastores ditando as regras da produção científica em um país. Mas é exatamente isso que está acontecendo. O novo Ministro da Educação, anunciado por Jair Bolsonaro, o Colombiano nacionalizado brasileiro Ricardo Veléz Rodríguez, foi escolha de um "filósofo" que nao terminou a formação (Olavo de Carvalho) e passou pelo crivo da bancada com viés mais oposto ao da educação: a da Bíblia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ricardo Veléz defende ideias que cientificamente nunca fizeram sentido. Ele fez do inexistente "Kit Gay" um inimigo a ser combatido, e usou métodos nada científicos para validá-lo. O alinhamento do Ministro é claramente mais voltado aos religiosos do que aos educadores e cientistas, de forma geral. O Escola Sem Partido deverá ser o norte da gestão do gestor que, defensor ferrenho da família tradicional brasileira, é casado com uma mulher 40 anos mais nova.

Houve um tempo em que ciência, religião e governo se misturaram. Esse período é conhecido,hoje, como a Idade das Trevas, em alusão à baixa produção científica e cultural que deixou como legado. Por isso a ascensão ao poder de um governo totalitário e religioso deve nos deixar vigilantes e temerosos. Se o objetivo alegado era acabar com a ideologia no processo de ensino (algo que já sabemos não ser possível) o que parece estar por acontecer é a mitigação do processo científico, em seu ministério mais caro. Tudo isso sob os olhos da igreja e sob o crivo dos generais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO