CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hildegard Angel avatar

Hildegard Angel

Jornalista, ex-atriz, filha da estilista Zuzu Angel e irmã do militante político Stuart Angel Jones

218 artigos

blog

Ministro Teich escorrega na chegada

"O ministro Nelson Teich, sem experiência na gestão da saúde pública, precisará contar com sólida assessoria, isto é, será obrigado a 'comer pelas mãos dos outros'”, escreve a jornalista Hildegard Angel sobre o novo ministro da Saúde

Solenidade de posse do ministro da Saúde, Nelson Teich (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Hildegard Angel, para o Jornalistas pela Democracia

O novo Ministro da Saúde, apesar de todos os seus cuidados com as palavras, escorregou na sua posse. Em meio a uma pandemia, no mesmo dia em que o Senado discute um projeto de Economia de Guerra, Nelson Teich não se acanhou de protagonizar uma solenidade festiva concorrida. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se este Governo tivesse alguma responsabilidade jamais realizaria a solenidade tradicional, com convidados, da forma que foi. Como é de costume, com assédio de bajuladores e a presença de pessoas que, pelos mais variados motivos, se empenham em estar próximas do poder. Bem próximas. Com propriedade, o Jornal Nacional explorou as faltas cometidas pelos que, na posse, se abraçavam, davam as mãos, beijavam e fungavam, em ambiente fechado e sem o tão necessário “afastamento social”. Decisivamente, foi uma posse contaminada. 

Ao citar os pobres em seu discurso, Teich procurou transmitir a ideia de sensibilidade social. Talvez não o tivesse feito se, na véspera, ao anúncio de seu nome, não se tivesse divulgado um vídeo em que ele aborda o conflito do médico numa situação de escolher entre a morte de um jovem doente ou a de um idoso. Ele sugere que o mais lógico é escolher o jovem, que ainda terá longa vida produtiva, diferente do idoso. Esse modo eugenista de pensar não caiu bem, e ele imediatamente passou a ser chamado no Twitter, em vez de Teich, de Reich, em alusão aos nazistas, que mantinham vivos os jovens judeus, para trabalharem nos campos de concentração, e asfixiavam os idosos “inúteis” em câmaras de gás. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ministro Teich, sem experiência na gestão da saúde pública, precisará contar com sólida assessoria, isto é, será obrigado a “comer pelas mãos dos outros”. As peculiaridades administrativas, a logística refinada para se distribuir insumos, realizar testes, gerir recursos, tudo isso de forma mega - o nosso SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo - fará necessário que ele seja, não apenas capaz, mas dotado de inteligência e capacidade de improviso excepcionais. É um grande risco que corre. E nós também.

Vamos aguardar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO