CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Ministros com partido e sem noção

Para a jornalista Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia, a "orientação cívica" de Vélez Rodríguez deve passar como mais um episódio bizarro de um governo bizarro; "Mas terá sua função: distrai a platéia enquanto o circo pega fogo na Venezuela e os governistas batem-cabeça em torno da reforma da Previdência", diz ela

Ministros com partido e sem noção
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, no Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia

O pêndulo da crise volta esta semana à chamada área aloprada do governo. Sob a vigilância do general Hamilton Mourão, o chanceler Ernesto Araújo enquadrou-se à orientação dos militares, que não querem nem ouvir falar de se meter em intervenção militar na Venezuela. Em Genebra, Damares Alves levou aos representantes da ONU sua agenda regressiva. Quem caprichou foi Vélez Rodriguez, da Educação, com sua carta às escolas para que as crianças sejam filmadas cantando o Hino Nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um parênteses. Cresci durante o regime militar e me recordo, desde a mais tenra infância, desses rituais de hasteamento da bandeira, Hino Nacional e aulas de moral e cívica. Talvez por presenciar, fora da escola, na família e entre amigos, a repressão da ditadura, confesso que tomei horror aos símbolos pátrios. Cantava o Hino errado de propósito, cutucava os coleguinhas, fazia piada na hora da solenidade…

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só fui gostar – posso dizer hoje, amar – e respeitar os símbolos da minha pátria na vida adulta, depois de entender que nem eles, e nem os militares de modo geral, deveriam ser responsabilizados por tudo que acontecera naqueles anos de chumbo. Passei a adorar cantar o Hino, e até a me emocionar, quando não era mais obrigada a isso.

Não sei como as nossas crianças, nascidas na era digital, vão encarar essa obrigação de ficar perfilado cantando o Hino e repetindo que o Brasil está acima de tudo e Deus acima de todos. Está para alguns, não está para outros – e democracia é dar a cada um o direito de não se perfilar nem cantar, se não quiser.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A orientação cívica de Vélez Rodríguez tem tudo para não ser cumprida, até porque é ilegal filmar crianças sem autorização dos pais. Deve passar como mais um episódio bizarro de um governo bizarro – assim como alguns discursos do chanceler e certas posições da Damares.

Possivelmente, esse episódio, que prenuncia preocupante vocação para cultuar símbolos de velhas ditaduras, acabará no folclore das dezenas de recuos desse governo. Mas terá sua função: distrai a platéia enquanto o circo pega fogo na Venezuela e os governistas batem-cabeça em torno da reforma da Previdência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO