CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Não se combate reforma com laranjas, mas com propostas

"Por mais criativa que tenha sido a brincadeira cítrica do PSOL no dia em que Jair Bolsonaro foi ao Congresso entregar a PEC, claro está que não se faz oposição à reforma da Previdência jogando laranjas", diz Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia; "Aliás, se os oposicionistas entenderem que não devem ser contrários ao simples fato de haver reforma, mas sim a tudo aquilo que pode prejudicar os mais vulneráveis e manter privilégios de outros, terão avançado muito no rumo da modernização e da própria reinvenção", afirma, sugerindo "encurralar um governo incapaz de se comunicar e de articular politicamente"

Não se combate reforma com laranjas, mas com propostas
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para Os Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia

Por mais criativa que tenha sido a brincadeira cítrica do PSOL no dia em que Jair Bolsonaro foi ao Congresso entregar a PEC, claro está que não se faz oposição à reforma da Previdência jogando laranjas. Aliás, se os oposicionistas entenderem que não devem ser contrários ao simples fato de haver reforma, mas sim a tudo aquilo que pode prejudicar os mais vulneráveis e manter privilégios de outros, terão avançado muito no rumo da modernização e da própria reinvenção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Menos de uma semana depois da divulgação do pacote previdenciário, o clima anda favorável à oposição. Apesar dos aplausos da mídia e do establishment ao texto, a ocupação de espaços nas redes sociais pelo PT e entidades da sociedade contrárias às mudanças vem superando a dos defensores da reforma. Boa parte dos bolsominions parece confusa com a Previdência, sem saber bem como defendê-la.

A PEC entregue por Bolsonaro ao Congresso traz, em seu próprio bojo, itens que desagradaram muita gente na própria base governista, como a redução do pagamento do BPC a idosos carentes e a instituição da contribuição rural, entre muitos outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seria o momento de os divididos oposicionistas se reunirem para traçar uma estratégia conjunta – e quem sabe ela lhes permitisse atuar em sintonia no plenário, articular apoios e, finalmente, se reconectar com aqueles que um dia foram seus eleitores mas que, em 2018, lhes infligiram uma tremenda derrota. Esses dispositivos são fortes candidatos a cair, e evidentemente a oposição, embora minoritária, pode capitalizar com isso.

Negar, porém, que o país necessita reformar seu sistema de aposentadorias a esta altura significa dar murro em ponta de faca. Segundo as pesquisas, boa parte da população já entendeu, por exemplo, que é preciso haver idade mínima. Integrantes de setores mais lúcidos à esquerda, como o ex-ministro da Fazenda do PT, Nelson Barbosa, e os governadores do partido – às voltas com seus rombos estaduais – reconhecem isso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que tal, então, pegar o projeto enviado pelo governo ao Congresso e apresentar ao país um substitutivo? Mostrar que é possível sanear as contas da Previdência de outras formas, sem cair na negação total de um déficit que de fato existe e sem formar ao lado de um batalhão de privilegiados do serviço público que só pensam na própria situação.

É hora de propor emendas, virar o texto de ponta-cabeça, discutir transição, comunicar em linguagem simples e mostrar onde a reforma pega na vida de cada um. Dá trabalho, exige recuos em posições do passado, mas pode ser o caminho para se reconectar com o eleitor perdido ao longo do caminho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não seria, como muita gente diz, entrar na pauta do governo Bolsonaro – já que o tema Previdência, queira-se ou não,  virou pauta do país. Seria, quem sabe, encurralar um governo incapaz de se comunicar e de articular politicamente e se apropriar das mudanças que, de qualquer jeito, vão ser feitas no texto.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO