CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Daniel Samam avatar

Daniel Samam

Daniel Samam é Músico, Educador e Editor do Blog de Canhota. Está Coordenador do Núcleo Celso Furtado (PT-RJ), está membro do Instituto Casa Grande (ICG) e está membro do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).

127 artigos

blog

“Não sei se é o momento de unir a esquerda” e o povo que se dane

"A entrevista do deputado estadual e ex-candidato à Prefeitura do Rio em 2012 e 2016, Marcelo Freixo, à Folha de São Paulo dessa sexta-feira (29), só revelou a ala que é maioria no Rio de Janeiro e que ele representa no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que opta por ser um partido de clara orientação antipetista, que se mobiliza em torno de um moralismo neo-udenista e que recorre a tática eleitoral de ocupação legislativa", avalia o colunista Daniel Samam; "No PSOL, parece não haver perspectiva real de poder e, menos ainda, um projeto para o Brasil"

"A entrevista do deputado estadual e ex-candidato à Prefeitura do Rio em 2012 e 2016, Marcelo Freixo, à Folha de São Paulo dessa sexta-feira (29), só revelou a ala que é maioria no Rio de Janeiro e que ele representa no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que opta por ser um partido de clara orientação antipetista, que se mobiliza em torno de um moralismo neo-udenista e que recorre a tática eleitoral de ocupação legislativa", avalia o colunista Daniel Samam; "No PSOL, parece não haver perspectiva real de poder e, menos ainda, um projeto para o Brasil" (Foto: Daniel Samam)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A entrevista do deputado estadual e ex-candidato à Prefeitura do Rio em 2012 e 2016, Marcelo Freixo, à Folha de São Paulo dessa sexta-feira (29), só revelou a ala que é maioria no Rio de Janeiro e que ele representa no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que opta por ser um partido de clara orientação antipetista, que se mobiliza em torno de um moralismo neo-udenista e que recorre a tática eleitoral de ocupação legislativa.

Em nenhum momento da entrevista, Freixo falou sobre a defesa da soberania nacional, da desigualdade social que voltou a crescer no país por conta da superconcentração de renda e do assalto que o capital financeiro promove com total respaldo do consórcio golpista que está de plantão no governo central. De golpe, então, passou longe. Para Freixo, numa conjuntura brutal de retrocessos políticos e sociais, não é hora de buscar unidade do campo democrático-popular e de esquerda, mas de acentuar nossas diferenças, de demarcar, se autoafirmar. E o povo que se dane.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O antilulismo e o antipetismo, como afirmou o camarada José Luis Fevereiro, membro da direção nacional do PSOL, em recente artigo publicado aqui no Blog de Canhota, "são fenômenos sociais conservadores que mobilizam segmentos sociais que sentem perda relativa de status pela ascensão dos debaixo". Me parece que o PSOL quer superar o PT reeditando o pior do PT dos primeiros anos. O do discurso moralista da Ética. O Freixo deve imaginar que seja possível pegar carona no antilulismo e no antipetismo para alavancar seus projetos e os do PSOL.

No PSOL, parece não haver perspectiva real de poder e, menos ainda, um projeto para o Brasil. Em suma, a entrevista escancara uma liderança e um partido que disputam uma pequena parcela da sociedade através do discurso pautado nos costumes e questões identitárias do que nos grandes temas nacionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO