CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

Não vale censurar Lula, Meretíssima

"Basta lembrar que uma lei em vigor desde a ditadura militar autoriza entrevistas de prisioneiros para entender a base jurídica dos depoimentos de Lula na prisão, como querem a Folha, o UOL e o SBT", escreve o jornalista Paulo Moreira Leite; há dois dias, o colunista do 247 publicou artigo onde dizia que os veículos de comunicação "tem o dever de convidar" o pré-candidato do PT para depoimentos e entrevistas "sobre as eleições presidenciais, exatamente como fazem com Boulos e Ciro, Alckmin e Manuela"; PML lembra que Lula "cumpre a pena em regime fechado, mas não incomunicável, e tem o direito de se fazer ouvir pelos brasileiros e brasileiras"

"Basta lembrar que uma lei em vigor desde a ditadura militar autoriza entrevistas de prisioneiros para entender a base jurídica dos depoimentos de Lula na prisão, como querem a Folha, o UOL e o SBT", escreve o jornalista Paulo Moreira Leite; há dois dias, o colunista do 247 publicou artigo onde dizia que os veículos de comunicação "tem o dever de convidar" o pré-candidato do PT para depoimentos e entrevistas "sobre as eleições presidenciais, exatamente como fazem com Boulos e Ciro, Alckmin e Manuela"; PML lembra que Lula "cumpre a pena em regime fechado, mas não incomunicável, e tem o direito de se fazer ouvir pelos brasileiros e brasileiras" (Foto: Paulo Moreira Leite)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ao encaminhar uma petição para a juíza Carolina Lebbos para entrevistar Lula na prisão, a Folha, o UOL e o SBT assumiram uma postura adequada ao atual momento político.  

Basta lembrar que uma lei em vigor desde 1984 nas penitenciárias brasileiras autoriza entrevistas de condenados para considerar que seria uma vergonhosa forma de auto-censura deixar de ouvir o depoimento de um cidadão que, no atual momento, é um pré-candidato igual a todos os outros -- e só deixará essa condição caso seja impedido de concorrer, decisão que sequer foi tomada pela Justiça.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Do ponto de vista do jornalismo, o interesse também é evidente, pois se trata do líder absoluto em todas as pesquisas e simulações. 

 Há dois dias, aqui neste espaço, escrevi uma nota sobre essa questão. Ali, fazia uma pergunta no título ("Folha e SBT querem ser carcereiros do Lula?") e argumentava:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 "Num país onde a lei não proíbe entrevistas de cidadãos encarcerados, a Folha, SBT e demais veículos de mídia têm o dever convidar Lula para dar entrevistas e depoimentos em programas e reportagens sobre as eleições presidenciais, exatamente como fazem com Boulos e Ciro, Alckmin e Manuela". Também escrevi que, com base na  Lei de Execução Penal, assinada pelo ditador-presidente João Figueiredo, "vez por outra os jornais e emissoras de TV exibem reportagens e entrevistas de prisioneiros."

A questão, agora, está com a juíza  Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena no cárcere de Curitiba.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O debate, aqui, não tem a ver com a legislação eleitoral, que prevê a isonomia entre os candidatos. Interessado em garantir a presença de um porta-voz de Lula em entrevistas e debates, o PT levantou essa questão ao TSE -- mas o pedido foi rejeitado pelo ministro Og Fernandes. 

A Folha, o SBT e o UOL pedem outra coisas: o direito de entrevistar Lula. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As entrevistas de prisioneiros são autorizadas com base no parágrafo 15 do artigo 41 da Lei de Execução Penal.

Ali se diz que o preso  tem direito de "manter contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação que não comprometam a moral e os bons costumes".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É uma determinação tão forte que para suspender ou restringir esses direitos, a autoridade precisa de um "ato motivado". Tradução: não pode ser uma decisão arbitrária, fruto da vontade subjetiva -- necessita de uma justificativa jurídica.

Em 27/11/2013, publiquei uma entrevista de José Genoíno, já na prisão. Ele acabava de ser conduzido a Papuda para cumprir pena pela AP 470. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vivemos num país onde a Constituição assegura a liberdade de expressão como um direito fundamental, a ser exercido sem censura prévia. A tal ponto que a presidente do STF Carmen Lúcia  cunhou a frase "Cala a boca já morreu?" para explicar o regime em vigor no país. Condenado a 12 anos e um mês em regime fechado, mas não incomunicável, Lula tem todo o direito de se fazer ouvir pelos brasileiros e brasileiros.

Alguma dúvida?

        

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO