Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

464 artigos

HOME > blog

Nazismo

Flow Podcast recebe Kim Kataguiri e Tabata Amaral (Foto: Reprodução)

O deputado federal Kim Kataguiri defendeu que o nazismo deve ser exposto para que seja “devidamente rechaçado”. E se não for? E se existisse um partido nazista como defendeu Monark do Flow Podcast? Os membros desse partido iriam para as tribunas defender qual ideologia? 

O jornalista ‘Madalena arrependida’ Reinaldo Azevedo, disse que Kim e Monark não fizeram por mal, são jovens inocentes, que não tiveram intenção em fazer apologia ao nazismo. O que é apologia então, Reinaldo? 

De Brecht: “Primeiro levaram os negros, mas não me importei com isso eu não era negro; em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso eu também não era operário; depois prenderam os miseráveis, mas não me importei com isso porque eu não sou miserável; depois agarraram uns desempregados, mas como tenho meu emprego ...” 

O Brasil reacionário está cada vez mais presente nos nossos dias, asfaltando a estrada que leva ao que há de pior na humanidade. Comentários e gestos nazistas são compartilhados nas redes com milhões de interações e seguidores. 

Não podemos relevar ou normalizar esse tipo de atitude. A sequência de golpes jurídicos e parlamentares dos últimos anos deu protagonismo e fez prevalecer o conceito de raça sobre os valores individuais. 

Racistas, nazistas, não passarão!

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.