CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Tereza Cruvinel avatar

Tereza Cruvinel

Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos.

998 artigos

blog

"Nem Dilma nem Temer" pode ter 30 votos decisivos

"A crista da oposição baixou. Além da ofensiva do governo, que nas últimas horas conseguiu ganhar ou virar votos, recuperando a possibilidade real de barrar o golpe amanhã, nas últimas horas cresceu a olhos vistos o movimento 'Nem Dilma, nem Temer', que pode reunir até 30 deputados", diz a colunista Tereza Cruvinel; "Eles votarão 'abstenção' alegando que a solução para a crise é a realização de nova eleição presidencial no curto prazo, tese que vem sendo defendida pela Rede"; leia a íntegra

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer, participam da solenidade onde recebem os cumprimentos de oficiais-generais no Clube do Exército (Antonio Cruz/Agência Brasil) (Foto: Tereza Cruvinel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A crista da oposição baixou. Além da ofensiva do governo, que nas últimas horas conseguiu ganhar ou virar votos, recuperando a possibilidade real de barrar o golpe amanhã, nas últimas horas cresceu a olhos vistos o movimento "Nem Dilma, nem Temer", que pode reunir até 30 deputados. Eles votarão "abstenção" alegando que a solução para a crise é a realização de nova eleição presidencial no curto prazo, tese que vem sendo defendida pela Rede. Mas, na prática, as abstenções contam a favor do governo e contra o golpe, minando a obtenção dos 342 votos para aprovar na marra o impedimento.

Participam do movimento deputados da Rede, do PSD, do PSB e partidos menores. Ele pode ter adesões principalmente do PSB, partido que orientou a bancada a favor do impeachment mas enfrenta uma rebelião da militância. Nas proximas horas um abaixo assinado com mais de duas mil assinaturas será entregue ao comando partidário contestando a decisão e pedindo a liberação dos deputados para votar segundo suas consciências democráticas.  A dissidência no PSB, que pode chegar a dez votos, alegando sobretudo a dificuldade para apoiar o eventual governo Temer-Cunha,  é uma das grandes preocupações do comando golpista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas não se trata, diz um dos articuladores do movimento, de mera desculpa para ajudar o governo a barrar o impeachment. Na segunda-feira, qualquer que seja o resultado da votação de domingo, o movimento continuará em campo.  Se o golpe triunfar na Câmara, tentarão sensibilizar o presidente do Senado, Renan Calheiros, para que negocie um acordo pro-eleições presidenciais imediatas, antes da instauração do processo de julgamento de Dilma. Se o golpe for barrado na Câmara, o esforço será junto ao PT e a Lula, invocando as imensas dificuldades que Dilma enfrentará, ficando no cargo: pais dividido, base parlamentar restrita, oposição nos cascos e mercado hostil. Como ele já disse que proporá um pacto sem vencidos e vencedores,  poderia aceitar a redução de seu mandato mediante a aprovação de uma emenda constitucional marcando as eleições presidenciais para um prazo a ser negociado.  Mas ela já disse, em outro momento: pergunte aos congressistas se eles também renunciam a seus mandatos.

Mas para hoje, importante é a resistência ao chamado governo Temer-Cunha, origem do grupo que pode ser decisivo para o resultado de amanhã.  Os dois lados entrarão pela noite buscando e contando votos mas no Alvorada, onde Dilma está cercada por colaboradores, o clima também mudou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO