CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lelê Teles avatar

Lelê Teles

Jornalista, publicitário e roteirista

390 artigos

blog

Nem só de Bozo vive o Brasil

O Itamaraty pediu, junto à ONU, o credenciamento de duas figuras estrangeiras na comitiva do Bozo, duas criaturas ligadas ao caricato Juan Guaidó, o canalha golpista de dentes clareados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Enquanto o ecocida que nos preside – por enquanto – fazia sua entrada triunfal na grande lata de lixo da história, com sua retórica retrógada e farsesca em Nova Iorque, acontecia um debate no plenário 15 da Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença de um representante do governo venezuelano.

Digo isso porque o Itamaraty pediu, junto à ONU, o credenciamento de duas figuras estrangeiras na comitiva do Bozo, duas criaturas ligadas ao caricato Juan Guaidó, o canalha golpista de dentes clareados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Veja que curioso.

“Não é a primeira vez que se leva droga na comitiva deste presidente”, sussurrou um gaiato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Deputado Federal João Daniel (PT/SE), coordenador do Núcleo Agrário do PT, mediava a mesa em Brasília e disse que Guaidó representa os interesses dos ianques, de narcotraficantes e de paramilitares.

Na ONU, Bozo disse que o Brasil trabalha “com os estados Unidos para a democracia ser restabelecida na Venezuela e para outros países não enfrentarem esse nefasto regime”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ora, ora, ora.

Aqui em Brasília, Fernando Conceição, integrante do MST e que compunha a mesa de debates, lembrava que nos últimos anos foram realizadas 23 eleições e referendos no país vizinho, tendo o chavismo saído vitorioso em 20 destes pleitos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Freddy Efrain Meregote Flores, que representa o governo venezuelano no Brasil – não temos embaixada venezuelana desde o golpe – não se mostrou surpreso com a presença dos guaidós na comitiva brasileira.

Afinal, Guaidó e Bozo são dois fantoches nas mãos de Trump.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Freddy lembrou, também, que a “OEA, que é um órgão multilateral e legítimo, reconhece o governo venezuelano e referenda a legitimidade de suas eleições, salientando que os problemas enfrentados em seu país devem ser resolvidos pelos seus cidadãos e não por uma nação estrangeira com interesses nefastos.

Enquanto em Nova Iorque o Bozo atacava nações estrangeiras, índios brasileiros e o diabo a quatro, sentando a bordoada na Venezuela, aqui em Brasília se discutia novas formas de narrativa para que os brasileiros saiam dessa ignorância quanto a tudo o que ocorre no país vizinho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O problema é a fome”, perguntou Freddy Flores, “há fome na África, os porto-riquenhos sofrem por causa de uma catástrofe devastadora, os países da América Central enfrentam crises profundas... é com a fome que estão preocupados? ”, pergunta ironicamente.

A fome existe, não se há de negar, mas para Freddy a raiz dos problemas econômicos venezuelanos está no estrangulamento causado pelo bloqueio desumano e brutal por parte do governo Trump.

“O bloqueio tem a força de uma bomba atômica”, disse Fernando, “porque mata muita gente! ”

Apesar de ter a quarta maior reserva de ouro planeta e as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela está de mãos atadas.

Os bancos estrangeiros confiscam suas reservas monetárias e os ianques apavoram qualquer parceiro comercial que queira fazer negócios com o país governado por Maduro.

É um problema para nós, já que a Venezuela foi um dos principais parceiros econômicos do Brasil, sempre exportamos mais a eles do que importamos.

E isso importa? Claro que importa, cara.

E por que esse ódio seletivo contra a Venezuela?

Segundo Flores é porque eles não se subordinaram ao império. Ele lembrou que antes de Chávez, o petróleo venezuelano custava míseros sete dólares para os Estados Unidos.

Depois, quando Chávez colocou as riquezas naturais nas mãos do povo do seu país, o petróleo passou a oitenta, noventa, chegando a 120 dólares o barril; estancando a sangria.

E a grana foi revertida em melhoria nas condições de vida do povo. As missões, lembrou ele, trouxeram o povo para as universidades, as academias chegaram aos quilombolas, aos indígenas, à gente pobre.

Perguntam: há uma avalanche de refugiados venezuelanos nos países vizinhos? Alto lá, responde Flores, “não são refugiados, são personas desplazadas por la situación económica.”

É uma questão semântica apenas?, claro que não, cara. Trata-se da desconstrução de uma narrativa.

Os venezuelanos buscam países vizinhos porque querem melhores condições de vida, o diabo é que eles não têm encontrado isso em lugar algum.

No Peru, o governo de Maduro manda voos para trazer de volta seus compatriotas. A Colômbia, desgraçadamente, proibiu os sobrevoos dessas aeronaves venezuelanas que tentam repatriar sua gente.

Logo a Colômbia, país com o qual a Venezuela foi bastante solidária. Mais de 6 milhões de colombianos vivem na Venezuela, estes sim refugiados de perseguições políticas e fugindo da violência que brutalizava aquele país.

Como se vê, é tudo uma questão de narrativa.

O deputado João Daniel propôs que se formasse uma frente de parlamentares amigos da Venezuela e que mais debates fossem realizados, demonstrando que não só de Bozo vive o Brasil.

Palavra da salvação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO